Java, a linguagem do programador “RICO”. Entenda!

Procurando uma carreira estável e bem remunerada? Então, Java é a linguagem de programação perfeita para você. Confira!

Em meio a tantas tecnologias e ferramentas, é comum o programador ficar perdido no começo da carreira até decidir em qual linguagem de programação se especializar. Um lado que acaba pesando muito nessa hora é o financeiro. Afinal de contas, a gente trabalha duro para ter retorno e estabilidade no mercado!

Bom, se você é um desses que quer enxergar um futuro estável a sua frente e se preocupa em ganhar bem, mais do que qualquer outra coisa. Uma linguagem chamada Java pode ser a solução para noites de sono mais tranquilas.

Certamente você já ouviu falar dessa linguagem, seja em sites, na universidade ou em uma roda de amigos, certo? Bem, depois de ler esse post, você vai entender porque Java é tão falado e porque pode ser um dos caminhos para alcançar o pote de ouro no final do arco-íris. Ou, em outras palavras, ter uma carreira sólida e financeiramente estável!

Follow the Money!

Sabemos que o fator salário conta e muito no momento de escolher a carreira a ser seguida. Sabemos também que é bem difícil um cargo júnior chegar a ganhar R$3.000,00. Ainda mais no mercado brasileiro, que está cada vez mais exigente e competitivo.

Ainda assim, essa pode ser a sua realidade, se você optar por ser um programador Java! Neste post falamos um pouco mais sobre os cargos para iniciar na área de TI, dentre eles, o desenvolvedor júnior.

O raciocínio é simples! Java é a linguagem mais utilizada no mercado e não há muitos profissionais disponíveis (leia-se desempregados) com esse conhecimento. Ou seja, você pode ser muito valorizado logo no início da carreira.

Claro que tudo depende de qual função você vai desempenhar, quais seus conhecimentos prévios na linguagem e qual será o seu cargo. Mesmo assim, não é raro aparecerem vagas com salários como o que citamos aqui.

Mas tem muitos programadores Java!

Isso é verdade! E você quer saber o porquê? Porque as empresas precisam cada vez mais de programadores Java!

As ferramentas em Java ganham cada vez mais espaço no mercado, a plataforma Java já é uma das gigantes do mundo tecnológico! Em função disso, é raro as empresas dispensarem os profissionais que dominam essa linguagem, mesmo que a empresa mude de ramo ou foque seu software em um novo dispositivo.

Por exemplo, uma empresa que começa a desenvolver para Android o seu software que antes era apenas para desktop. Dificilmente essa empresa vai deixar de usar Java. E, assim, a demanda por profissionais continua em alta, mesmo com a entrada de novatos.

Claro, sempre existem exceções. Portanto, além de ler esse post, estude sites e portais especialistas no mercado de trabalho de onde você pretende atuar. Principalmente se você está de mudança para outro país ou até estado.

De qualquer forma, uma coisa é consenso entre os defensores e os contrários ao Java: essa é a linguagem que tem a maior probabilidade de trazer retorno financeiro a um programador.

Java é muito complicado!

Realmente, Java não é visto como uma das linguagens mais fáceis de se aprender a programar. Porém, a possibilidade de crescimento na carreira compensa todo o esforço. Devido à sua grande utilização e escassez de profissionais qualificados, é comum a rotatividade dos funcionários em busca de oportunidades melhores e isso abre possibilidades para quem está tentando crescer na empresa.

É muito mais interessante promover um programador júnior que já possui um bom conhecimento sobre o funcionamento do software do que contratar um pleno que precisará de horas de treinamento para se ambientar.

Além disso, a comunidade Java cresce cada vez mais. Não é raro encontrar no Google respostas para qualquer tipo de dúvida nessa linguagem de programação. E o acesso à informação facilita muito o aprendizado na linguagem.

Você também pode usar ferramentas para aumentar a sua produtividade, isso vai melhorar o seu rendimento no processo de aprendizagem. Então, sim, você terá que estudar bastante, mas não faltará suporte!

Mas Java não tem futuro!

Essa afirmação não poderia estar mais errada! Segundo o site da TIOBE (uma das principais comunidades que avalia a popularidade das linguagens de programação), Java é a linguagem mais popular do mundo. Para calcular as classificações, o site considera diversas variáreis, como o número de engenheiros qualificados no mundo, cursos, o volume de pesquisas em ferramentas de busca populares como Google, Bing, Yahoo, Wikipedia, Amazon, YouTube e outros.

Por mais que a concorrência seja grande, Java consegue estar sempre entre as primeiras nessa classificação. Quer ver?

O gráfico representa a trajetória dessas linguagens de programação e a variação de seus índices de popularidade ao longo dos anos. Ou seja, são anos e anos estando sempre na primeira ou segunda posição. Agora, vamos ser coerentes… a linguagem mais utilizada no mundo vai ‘morrer’ de uma hora para outra? Impossível!

E o gráfico nos mostra em dados essa tendência. É única linguagem que consegue manter uma popularidade extremamente alta, sem quedas significativas. Isso acontece porque Java pode rodar em qualquer plataforma, seja desktop, mobile, SmartTv, aplicações Web, entre outros.

Por apresentar essa versatilidade, Java é apontada como uma linguagem que ainda tem muito para crescer em um futuro próximo. Então é bem improvável que as empresas desistam de usar Java. Muito pelo contrário, a tendência é que a linguagem continue forte por muitos anos ainda.

Mão na massa! Comece agora mesmo!

Para chegar ao sucesso é preciso dar um passo de cada vez! No mundo do Java isso não é diferente. De cara você vai precisar saber o que é Orientação a Objetos para poder utilizar no desenvolvimento com a linguagem.

Nesse caso, eu aconselharia você a começar pelo curso de Orientação a Objetos com Java. Pode ser metade do caminho andado! Se você já estiver familiarizado com o paradigma, o curso de Java é a melhor escolha para iniciar. Nele você vai aprender desde o funcionamento de uma IDE do Java, até a integração com banco de dados, e poderá fazer suas primeiras experiências como programador Java!

É de extrema importância que o desenvolvedor esteja sempre atualizado sobre as mudanças do mercado e atento às tecnologias que crescem. Como o mercado mobile, que já oferece muitas oportunidades, principalmente para o programador Java. Afinal, a linguagem utilizada no desenvolvimento para Android é Java. Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto, dá uma conferida nesse post.

E o mais importante! Quando você chegar no topo da carreira como desenvolvedor Java, ainda assim, não fique parado! Assim, você garante sua boa colocação e estabilidade no mercado, pois tratando-se de Java, há sempre algo novo para ser estudado e aperfeiçoado.

Por enquanto é isso, pessoal! Espero que esse post ajude a desconstruir os boatos ruins que se espalham por aí sobre essa linguagem tão robusta e significativa para a TI! Deixem comentários, críticas e sugestões aqui em baixo! Vai ser ótimo ouvir as experiências de vocês! Até a próxima!

 

Curso Online de Java - Programação para Iniciantes - da Becode

26 de maio de 2017

Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Becode. Todos os direitos reservados.

Login

ACESSAR COM

FACEBOOKGOOGLE CRIAR CONTA
Criar conta Back to login/register

Envie para um amigo