10 ferramentas para aumentar a sua produtividade como desenvolvedor!

O mercado trabalha com a premissa de que ‘tempo é dinheiro’ e a sobrevivência nesse meio (mercado de trabalho) está também relacionada ao cumprimento desse princípio. Nós, profissionais, somos cobrados para entregar resultado em menor tempo e com melhor qualidade.

No setor de TI, essa cobrança é ainda maior. Entregar soluções com qualidade e antes do prazo são diferenciais muito valorizados no mercado.

Então, você deve estar se perguntando… como melhorar minha produtividade durante o desenvolvimento? Bem, existem centenas de softwares que podem te ajudar a ganhar produtividade de diversas maneiras!

Contudo, se não conseguirmos diminuir essa lista, não iremos a lugar algum. Pensando nisso, nesse artigo, irei apresentar 10 ferramentas que com certeza irão aumentar a sua produtividade em novos projetos de desenvolvimento!

Para facilitar a sua vida, as ferramentas foram organizadas em 5 categorias: gestão de projetos, gestão de tarefas, editores de texto, versionamento e qualidade do código

1. Gestão de Projetos

Gantter vs MsProject | 10 ferramentas para aumentar a produtividade no desenvolvimento

Planejamento e produtividade são duas coisas que andam completamente juntas. Quanto melhor o seu planejamento, maior será a sua produtividade.

Por outro lado, quando não se planeja direito, é comum atividades “travarem” devido à alguma outra atividade anterior, que não foi realizada como deveria, mas que era pré-requisito para a continuação do projeto. Essa quebra de sequência faz a produtividade cair porque te obriga a retornar ao processo anterior e isso pode significar retrabalho.

Pensando nisso, existem softwares que podem ajudar você no planejamento do seu projeto de software. Entre os mais utilizados, temos: o Gantter e o MS Project. Com eles é possível definir o cronograma do projeto de maneira detalhada, com prazos para cada atividade e relação de dependência entre elas. Isso possibilita que atividades sejam distribuídas entre a equipe da melhor maneira possível, seguindo a cronologia de desenvolvimento do projeto.

O MS Project é um software da Microsoft que possui diversas funcionalidades a mais que seu concorrente, o Gantter. Já, o Gantter é uma plataforma web do Google. Trata-se de uma ferramenta gratuita e online, o que facilita a utilização entre equipes. Uma funcionalidade interessante de ambos é a compatibilidade entre eles, sendo possível exportar projeto de um e importar no outro.

2. Gestão de Tarefas

Trello vs Asana | 10 ferramentas para aumentar a produtividade no desenvolvimento

Quando estamos falando em produtividade, saber elencar prioridades entre as diversas tarefas de um projeto de software é crucial!

Conseguir obter foco no que realmente é necessário, proporciona um aumento instantâneo de produtividade e, em muitos casos, evita o retrabalho proveniente de erros ‘idiotas’.

Com o objetivo de melhorar gerenciar tarefas e atividades, surgiram ferramentas como o Trello e o Asana. Com estas ferramentas, é possível listar tarefas pendentes, definir responsáveis e prazo para cada uma, gerenciar as tarefas em execução, bloquear as tarefas por algum motivo e entre outras diversas funcionalidades que ajudam a visualizar e definir prioridades entre as diversas atividades que compõem o desenvolvimento de um software.

O Trello possui uma excelente interface que simula post-its e uma espécie de quadro kan ban que pode ser modificado conforme sua necessidade. A ferramenta possui uma excelente usabilidade, o que a torna muito intuitiva.

O Asana, apesar de ter um visual mais poluído, possui mais funcionalidades, principalmente, no plano pago. Como exemplo, podemos citar: o controle de controle de prioridades entre as tarefas;, definição de metas; acesso a arquivos; e uma função de chat.

3. Editores de Texto

Notepad++ vs Sublime Text | 10 ferramentas para aumentar a produtividade no desenvolvimento

Não interessa o tipo de desenvolvimento que você pratica. Em todos os casos, editores de texto são muito utilizados. Seja para guardar informações de um XML, para pesquisar um bug em um log ou para desenvolver códigos em linguagens de programação.

O Notepad++ é um dos melhores editores de texto do mercado, trata-se de um software leve e de código aberto. Entre seus pontos fortes, destaca-se a função de autocomplete de palavras que agiliza a digitação. Além disso, a ferramenta conta com diversos plugins adicionais que podem agregar muitas funcionalidades ao software, como formatar documentos XML e/ou JSON.

Ele é capaz de reconhecer a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação e possui um sistema de busca muito ágil. Entre os pontos negativos, podemos citar o design um pouco antigo e o autocomplete não é IntelliSense. Ou seja, ele não reconhece os tipos de variáveis dentro de uma linguagem. Então, ele pode sugerir completar o nome de um objeto com um método.

Outro editor tão bom quanto o Notepad++ é o Sublime Text! Assim como o Notepad++, trata-se de um software muito leve e que aceita diversos plugins. Como diferencial, a aplicação possui um design moderno e leve, o que torna confortável aos olhos de quem desenvolve com esse editor. Além disso, o Sublime possui a função autocomplete IntelliSense (o que não está presente no Notepad++) e ainda compila diversas linguagens de programação.

4. Versionamento

Bitbucket vs Github | 10 ferramentas para aumentar a produtividade no desenvolvimento

Dentro da área de desenvolvimento de softwares, uma das formas mais efetivas para aumentar a sua produtividade é não perdendo linhas de código já desenvolvidas. Óbvio, não é? Mas é isso mesmo!

Basicamente porque, quando se desenvolve em equipe, é muito comum acontecer a sobrescrita de um código, ou a ocorrência de um bug derivado de alguma alteração no código.

A melhor maneira de prevenir ou corrigir rapidamente esse problema é através de uma plataforma web que implementa o sistema de versionamento git. Existem duas plataformas que desempenham muito bem essa função: o Bitbucket e o Github.

Essas duas plataformas são serviços de hospedagem de repositórios via web. Em outras palavras, o código fonte principal do projeto fica na nuvem e cada desenvolvedor submete suas alterações. Usando qualquer uma dessas plataformas, é possível rastrear o histórico de alterações e definir revisores para que cada mudança seja validada antes de se incorporar no repositório.

Pode parecer simples, contudo, você ficaria espantado com a quantidade de produtividade que a utilização de um sistema de versionamento – ou ‘controle de versão’, como também é conhecido – pode trazer ao seu projeto em equipe.

Quanto às ferramentas apresentadas. Apesar de o Github ser mais utilizado e muito mais conhecido, uma vantagem do Bitbucket faz com que o software venha adquirindo cada vez mais espaço no mercado. Com o Bitbucket, é possível criar repositórios privados utilizando uma conta gratuita. Enquanto no Github, isso só é possível com a licença paga.

Bônus: SourceTree

Source Tree | 10 ferramentas para aumentar a produtividade no desenvolvimento

O SourceTree é uma ferramenta que se integra com os sistemas Git citados acima. Possui o objetivo de facilitar a operação do usuário do sistema, com os comandos Git. Sem ele, é necessário utilizar linhas de comando para realizar as operações*.

O sistema possui um design moderno e intuitivo, o proporciona uma gestão ágil e intuitiva dos sistemas Git. É uma ferramenta indicada tanto para Devs iniciantes, quando desenvolvedores sênior.

*IMPORTANTE: Que fique claro que usar linhas de comando não é algo ruim, muito pelo contrário! Contudo, pode ser um conhecimento que você não possui naquele momento da sua carreira como desenvolvedor. Nesse contexto, essa ferramenta irá servir como uma luva. Entretanto, é extremamente recomendável que desenvolvedores busquem também conhecimentos nessa área. Sempre dizemos que um desenvolvedor que possui conhecimentos de infraestrutura de TI tem o seu diferencial no mercado de trabalho. Portanto, aprender Linux pode ser uma boa opção para você se diferenciar na área. Quem sabe até almejar uma carreira como um DevOps…

5. Qualidade de Código

Sonarqube | 10 ferramentas para aumentar a produtividade no desenvolvimento

Principalmente em projetos de médio e grande porte, a produtividade do desenvolvedor  está diretamente relacionada com a qualidade do código. Em especial, quando o projeto começa a se aproximar do fim e, com isso, as tensões e decisões aumentam.

O Sonarqube é um analisador da qualidade do código. Trata-se de uma plataforma de código aberto que suporta mais de 40 linguagens, como Python, Java, C#, PHP, Javascript, C/C++ e entre outros.

O Sonarqube identifica issues (problemas na qualidade do código) e as classifica conforme a sua gravidade: de informativo a bug. Isso é essencial para a produtividade do projeto, pois possibilita que os possíveis problemas sejam tratados logo no desenvolvimento, enquanto a memória ainda está fresca e não é preciso fazer tantas alterações e revisões de código.

O Sonarqube possui diversos plugins para as IDEs mais utilizadas, o que facilita ainda mais a análise do seu código.

A ferramenta mais poderosa é a mente!

No dia-a-dia, o ideal é conseguir conciliar o valor investido no projeto, a qualidade da entrega (se atende às expectativas) e a produtividade (tempo pela quantidade produzida). Para esses três elementos andarem juntos, utilizamos as ferramentas como suporte para poder dar mais foco para o desenvolvimento.

Nesse artigo, citamos as principais ferramentas que são utilizadas para ganhar produtividade em desenvolvimento, mas, na verdade, é fundamental encontrar a ferramenta que mais se adapte ao seu estilo de trabalho. Além disso, também é essencial considerar o conceito de cada ferramenta e o objetivo que ela ajuda a atingir. Existem diversos outras ferramentas disponíveis. Algumas talvez até sirvam melhor para você, do que serviriam para mim.

Por isso, digo: a melhor forma de escolher a ferramenta ideal é experimentando! Faça isso até você encontrar a ferramenta que melhor atenda as suas necessidades como desenvolvedor!

Contudo, todas essas ferramentas apenas auxiliam a peça mais importante de todas: o nosso cérebro! Para se tornar um desenvolvedor de alto desempenho, é necessário, antes de tudo, ter uma boa lógica de programação, aliado a boas práticas de desenvolvimento, experiência na área e conhecimento na linguagem escolhida!

Além disso, é importante buscar sempre aperfeiçoar estes conhecimentos e estar atento às novidades do mercado. Assim você não se torna um ‘desenvolvedor dinossauro’! 

Por hoje é isso, pessoal! Espero que o post ajude você a tornar o seu dia-a-dia, como desenvolvedor, cada vez mais produtivo! Dúvidas, comentários e sugestões, fique à vontade para comentar aqui em baixo! Até a próxima!

Alysson Zanette

Escrito por Alysson Zanette

Principal responsável pelo desenvolvimento back-end do LMS Becode. Na Becode e TargetTrust, atua como DevOps, profissional responsável por criar o elo entre a área de desenvolvimento e a infraestrutura de TI. Hoje é reconhecido como uma das principais referências técnicas de ambas instituições de ensino, onde também atua como instrutor das linhas de formação em TI!

7 Comentários

Leave a Reply
  1. Excelentes dicas, utilizo muito o Trello, me ajuda muito a ter uma visão do que precisa ser feito, do que já foi realizado, utilizo também o Notepad++ é uma ferramenta bem leve e pratica.

    Parabéns pelo artigo.

    • Realmente, são duas ferramentas excelentes! Até já citamos o Trello em outro artigo nosso. Já, o Notepad++ ainda não. Mas estamos preparando um artigo só sobre editores de texto, como o Notepad++

      Abraços e que bom que gostou do artigo! 🙂

  2. Ótima lista de ferramentas. Estar em qualquer setor, gerenciar o projeto e o tempo é a coisa mais importante. Para isso, podemos também usar ferramentas de gerenciamento de projetos e tempo. Atualmente estou usando o ProofHub. Você também pode tentar uma vez. É uma boa ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que aprender Python pode te levar mais longe na carreira! | Becode

Por que aprender Python pode te levar mais longe na carreira!

8 dicas infalíveis para usar na hora de pedir um aumento salarial | Becode

8 dicas infalíveis para usar na hora de pedir um aumento salarial