TOP 10 Ruby Gems para ganhar (muita!) produtividade com Rails

Por que reinventar a roda? Conheça 10 Ruby Gems que vão te proporcionar produtividade e simplicidade em seus novos projetos de software!

Uma das primeiras coisas que todo novo programador Ruby on Rails faz é procurar Gems que possam ajudar em suas tarefas cotidianas, visto que as Gems são excelentes e evitam que, digamos, refaçamos a roda.

Pois bem, no intuito de mostrar o caminho das pedras, vou listar aqui as TOP 10 Ruby Gems (sem ordem de importância) que sempre estão no meu “cinto de utilidades” para a maioria dos projetos em que trabalho. Vamos lá!

1) Better Erros

Esta é praticamente a primeira Gem que adiciono aos projetos Rails que desenvolvo. O intuito dela é, como o próprio nome sugere, melhorar a forma como os erros do Rails são mostrados no navegador.

O que também gosto dessa Gem é que, ao mostrar o erro, ela possibilita um debug em tempo real. Dessa forma, permitindo consultar, por exemplo, o valor de variáveis no momento em que o erro ocorreu. Acesse a Gem por aqui.

2) Pry Rails

A Gem Pry Rails também é um ótimo complemento para o dia a dia do programador Rails. Ela tem o intuito de turbinar o “rails console”, facilitando, por exemplo, a forma como as coleções (hashes e arrays) e objetos são mostrados na tela.

Além da organização visual (aplicando-se a indentação), a Gem também aplica o highlight para tipos diferentes (números, strings, objetos, hashes), o que facilita bastante na hora de encontrar erros. Veja mais sobre essa Gem aqui.

3) Mailcatcher

É quase impossível pensar em trabalhar com envio de e-mails sem usar essa Gem. O seu intuito é permitir que possamos, em modo de desenvolvimento, enviar emails através das aplicações e, com isso, analisar como esses e-mails chegariam para os clientes.

Isso é uma verdadeira mão na roda, visto que a configuração necessária para a utilizar a Gem é mínima. Seu uso é praticamente inevitável. Para começar a utilizá-la agora, clique aqui.

4) Faker

Essa Gem tem o intuito de criar dados falsos: nome de pessoas, endereços, CEPs, emails, telefones e por aí vai.

Quem programa sabe que bons dados falsos são fundamentais para testar a aplicação. A Gem Faker cumpre com esse objetivo muito bem. E o melhor! Ela já vem preparada para i18n (internacionalização) e consegue gerar saídas em português brasileiro. Que maravilha! Acesse aqui e comece a usá-la em seus projetos!

5) Kaminari

O que seriam das aplicações Web sem a paginação? Pois bem, a Kaminari é uma Gem quem vem com o intuito de paginar coleções do ActiveRecord de uma forma muito simples. Quando falo “simples” é SIMPLES mesmo.

A Gem também já vem preparada para trabalhar de modo remoto, o que permite usar AJAX sem problema algum. Além disso, o recurso ainda permite usar temas, o que facilita bastante na hora de deixar a paginação com o visual do site em questão. Veja mais sobre a Gem aqui.

6) Devise

É muito comum, em sistemas web, que tenhamos uma proteção mínima de login e senha para usá-los, não é mesmo? Então, o Devise é uma Gem que já tem bastante tempo de estrada e que proporciona essa segurança de uma forma muito simples e segura.

Outro trunfo do Devise é que ele é modular, o que permite que possamos escolher quais os aspectos que vão ficar ativos, por exemplo, emails de confirmação de conta, duração das sessões dos usuários, login com servidores de terceiros (como facebook, twitter, etc), e assim vai. Difícil é não usar essa gem! Acesse a Gem por aqui.

7) CPF Utils

Aqui entra o meu jabá! Essa é uma Gem que desenvolvi para proporcionar a criação de números de CPF falsos (para testes). Além disso, ela também é usada para a verificar a validade de qualquer CPF, o que é algo muito comum no dia a dia do desenvolvedor Rails.

A Gem, apesar de simples, permite a geração de dígitos verificadores para um possível CPF, gerar CPFs falsos (com ou sem formatação) e, por fim, a validação do CPF informado. Legal hein! Não deixe de usar a minha Ruby Gem, veja mais aqui.

8) Foreman

Essa é uma das gems que podemos intitular como “A salvadora da pátria”!

O intuito dela é rodar/levantar, em paralelo, serviços que você precise. Por exemplo, levantar o servidor Rails e levantar o Mailcatcher ao mesmo tempo.

Para fazer o comentado no parágrafo anterior, sem a Gem, você precisa abrir dois terminais e manualmente levantar cada serviço. Já, quando usamos o Foreman, basta declará-los em um arquivo texto e voilá… Tudo funciona “lindamente”! Veja mais sobre essa Ruby Gem aqui.

9) Paperclip

Se você precisa que sua aplicação trabalhe com arquivos anexos, a Gem Paperclip vem para resolver o seu problema.

Isso mesmo, essa Gem permite o trabalho com arquivos anexos de uma forma muito simples. Sendo assim, para projetos pequenos uma ótima opção!

De quebra, a Gem ainda proporciona a manipulação da imagem no ato do envio para o servidor. Com isso, é possível adicionar marca d’água e cortar a imagem em tamanhos exatos, por exemplo. Comece a usar essa Gem, veja mais!

10) Rails ERD

Para fechar com chave de ouro, vou indicar a Gem Rails ERD que proporciona aos desenvolvedores a possibilidade de gerar um Diagrama de Entidade Relacionamento em PDF. O que é muito bom, principalmente quando não nos lembramos de como nossas tabelas estão relacionadas.

A Gem se encarrega de ler todos os models do sistema e gerar o diagrama de forma muito simples. Não deixe de usá-la, veja mais sobre ela aqui.

E aí, qual é a sua favorita?

É isso gente! Essa é uma pequena amostra do poder de fogo das Ruby Gems!

Sabe o que é melhor de tudo isso? Cada uma dessas Gems, eu mesmo mostro como configurar e usar em nosso curso completo de Ruby on Rails aqui da Becode. Então, se você ficou maravilhado com o universo do Ruby on Rails, não perca tempo, se inscreve e vem aprender Rails com a gente!

No mais, espero que você tenha aproveitado esse artigo! Qualquer dúvida é só comentar aqui embaixo! Valeu!

 

Curso completo para aprender Ruby on Rails

23 de outubro de 2017

Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Becode. Todos os direitos reservados.

Login

ACESSAR COM

FACEBOOKGOOGLE CRIAR CONTA
Criar conta Back to login/register

Envie para um amigo