Os 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

O avanço da internet e dos meios digitais revolucionou a forma como nos relacionamos com diversos aspectos de nossa vida cotidiana.

Desde nossas relações pessoais até a forma como nos envolvemos com empresas e marcas, as mudanças são significativas e notórias, presentes inclusive na forma de pensar e agir de toda uma nova geração.

E, obviamente, como não poderia deixar de ser, o mundo do trabalho também foi afetado por essas mudanças, não apenas pelo surgimento de novos cargos e habilidades derivados desses avanços, mas também gerando questionamentos quanto às estruturas formais de trabalho em empresas e organizações.

E o pior de tudo isso é que em muitos casos as empresas não possuem culpa nessa história. Afinal de contas, a nossa lei trabalhista é de 1943 e estamos nos anos 2000. Em outras palavras, flexibilizando as empresas correm riscos legais. Complicado, não é?

Contudo, se a lei não muda, o mercado dá um jeito de mudar!

A Revolução Freelancer

Ano a ano há um crescimento de profissionais freelancers no mundo todo. Estes profissionais são movidos por diversos motivos, entre eles:

  • Descontentamento com estruturas organizacionais rígidas e tradicionais;
  • Alternativa a um mercado pouco aquecido;
  • Busca de mais liberdade e autonomia;
  • Crescimento profissional e pessoal;
  • Desafios na carreira;
  • Experiência internacional;
  • E muitos outros!

No Brasil esse quadro não poderia ser diferente. É cada vez maior o número de profissionais que buscam trabalhar com aquilo que amam, de forma autônoma, como freelancer!

E, ser freelancer é ainda mais fácil se você tem as habilidades exigidas nos meios digitais. Atualmente, a procura é muito grande por desenvolvedores, programadores e entre outros profissionais da TI, profissionais de marketing digital, web designers e designers gráficos.

“Tá, mas onde consigo os meus primeiros ‘jobs’ freela?“. Simples…

Sites para Freelancers

O interesse no mundo freelancer fez com que surgissem diversos “marketplaces” mundo afora.

Marketplace: categoria dos sites que servem como intermediário na relação entre profissionais freelancer e as ofertas de trabalho.

Até é possível ser freelancer sem precisar utilizar marketplaces, contudo, no inicio o freelancer irá precisar construir a sua reputação e reconhecimento do mercado, para assim, conseguir os primeiros trabalhos e começar a construir uma carreira no ramo. Isto pode não ser uma tarefa fácil sem um marketplace.

Resumindo, o uso desses sites é uma excelente opção para iniciantes ou até mesmo para alavancar a produção daqueles que já atuam na área.

Pensando nisso, criamos uma lista com os principais sites para freelancers que atuam no Brasil! Veja mais abaixo.

99 Freelas

99freelas | Os 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

Inicialmente criado como um projeto de faculdade, o 99 Freelas é 100% nacional e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileira. Voltado inicialmente apenas para programadores, hoje conta com profissionais e projetos de diferentes áreas, embora os serviços que envolvam os meios digitais ainda sejam o destaque.

Além da boa quantidade de jobs disponibilizados e inscrição gratuita, seu design intuitivo, fácil navegação, garantia de pagamento e comissão de apenas 10% + R$ 0,40 sobre o valor acordado são alguns dos destaques dessa plataforma.

Mais informações em 99freelas

Workana

Workana | Os 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

Primeira e maior comunidade de trabalho freelancer da América Latina, o Workana oferece um grande número de oportunidades para profissionais de diversas áreas, mas os mais procurados são: web designers, designers gráficos, programadores, profissionais diversos da TI, tradutores e produtores de conteúdo.

O cadastro é gratuito, mas existe a possibilidade de adquirir planos que impactam na visualização de propostas e até mesmo sobre valor da comissão que pode chegar até 15%. Além disso, esse marketplace disponibiliza ferramentas que auxiliam no controle do fluxo de trabalho do freela e permite que o cliente acompanhe o andamento do projeto.

Mais informações em Workana

Prolancer

Prolancer | Os 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

Uma das grandes plataformas mundiais para profissionais freelancers, possuí um altíssimo número de projetos, sendo que as áreas de TI como um todo, programação, design, WordPress, SEO, desenvolvimento, marketing e negócios são os grandes destaques desta plataforma.

Com ótima usabilidade, conta ainda com a opção da conta premium para o profissional . Neste caso, o pagamento é feito através de uma taxa mensal que permite o acesso a diversas vantagens, como recebimento semanal, candidaturas ilimitada a projetos, destaque nos buscadores, atendimento personalizado e entre outras vantages.

Mais informações em Prolancer

Comunica Geral

Site nacional, assim como o 99 Freelas, voltado aos freelancers das áreas ligadas a desenvolvimento de sites e comunicação e marketing. Possibilita tanto o cadastro gratuito, quanto a possibilidade de ter uma conta premium.  No segundo caso, por conta das vantagens inclusas, há uma probabilidade maior de fechamento de negócios.

Um dos diferenciais presentes nesse marketplace é o chat online disponibilizado para aqueles que oferecem seus serviços e os contratantes, permitindo um contato mais próximo antes do job.

Mais informações em Comunicageral

Freelancer

Freelancer | Os 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

O maior marketplace para freelancers do mundo, possui um número de empresas e profissionais cadastrados que ultrapassa a barreira dos milhões. Inclui mais de 200 países, fornecendo assim mais possibilidades para quem está em busca de profissionais diversos e, claro, jobs!

A usabilidade no início pode confundir um pouco o usuário, mas em pouco tempo é possível se adaptar com a plataforma. Assim como os demais, permite o cadastro grátis, no entanto para os que buscam maior destaque e menor comissão é recomendado escolher uma das contas premium disponíveis.

Um dos destaques é a possibilidade de certificar suas habilidades através de provas e testes disponíveis no próprio site e assim se destacar perante os potencias clientes. O principal ponto negativo é a alta concorrência, ou seja, você estará concorrendo com outros milhões de profissionais. Sendo assim, mais difícil de se destacar.

Mais informações em Freelancer.com

GetNinjas

GETNINJAS | Os 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

Uma das startups nacionais de maior sucesso, conecta profissionais de campos variados, com ofertas de serviços. O foco é amplo e é possível encontrar trabalhos que vão desde assistência técnica, passando por serviços domésticos e até mesmo o desenvolvimento de sites.

Diferentemente de outros marketplaces, o GetNinjas não cobra comissão dos prestadores de serviço, no entanto é necessário o pagamento de uma mensalidade que varia de acordo com o plano escolhido.

Mais informações em GetNinjas

Trampos.co

Trampos.co | Os 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

Muito conhecido entre profissionais ligados a área de TI, programação e comunicação. O Trampos.co é um site que pode ser utilizado tanto por freelas, quanto por aqueles que buscam uma vaga de emprego fixo.

Contando com uma boa oferta de vagas e design atraente, seu grande diferencial é a cobrança que é feita aos recrutadores e não aos candidatos. Ótimo, não?

Para os candidatos, existe uma conta premium que é opcional, mas que permite acesso a diversas vantagens, como a visualização de vagas com antecedência.

Mais informações em Trampos.co

WeDoLogos

Considerado o primeiro site de concorrência criativa do país, sendo esse justamente o seu grande diferencial. É totalmente voltado a designers, que se inscrevem nos projetos que lhe interessarem. Assim, dentro do prazo estipulado, enviam suas propostas de logotipos e demais serviços contratados, sendo que apenas receberão o valor caso sejam escolhidos pelo contratante.

Mais informações em WeDoLogos

Vagas 3D

Voltado totalmente a ilustradores, designers, modeladores 3D e produtores multimídia. Possui tanto vagas para freelancers, como para emprego fixo. Com uma boa oferta de anúncios, não exige cadastro prévio dos candidatos, ou seja, é totalmente gratuito. O candidato, entretanto, deve preencher um formulário com informações básicas e portfólio a cada candidatura.

Mais informações em Vagas3D

Por que utilizar Marketplaces?

Os marketplaces, sites voltados aos freelancers, são de grande ajuda não apenas pare encontrar jobs, mas também como forma de garantia de pagamento. Sim, a inadimplência assombra os freelancers que optam por não participar de marketplaces.

 

Curso online de HTML5, CSS3 e JavaScript da Becode! O seu primeiro passo para se tornar um front-end developer!

 

Como garantir o primeiro job?

Bom, se você é um profissional da tecnologia da informação (TI), comunicação ou marketing, você está com sorte, pois essas são as áreas com maior demanda por trabalhos freelancers.

Portanto, para iniciar, escolha uma das plataformas listadas acima para anunciar os seus serviços. A plataforma ideal irá depender muito das necessidades de cada profissional e seu nicho de atuação. Contudo, procure levar em consideração alguns pontos principais:

Tamanho da plataforma: a lógica é simples, quanto maior o site, maior o número de anunciantes. Sendo assim, maiores as chances de encontrar o trabalho ideal para você. Claro, se o maior número de anunciantes for acompanhado de um maior número de concorrentes, a situação é outra;

  • Tempo de existência e tradição: se a plataforma já existe há tempos, isto é um indicativo de que funciona. Em outras palavras, provavelmente você encontrará jobs;
  • Existem vagas para o seu perfil/área de atuação: caso negativo, pule fora, próxima da lista, não perca muito tempo!
  • Plataforma nacional ou internacional: isto é muito importante! Contudo, não há uma resposta certa ou errada. É simples, se você quer concorrer a vagas internacionais, opte por uma plataforma internacional. Já, se você está iniciando e quer dar os primeiros passos, opte por algo local, no cenário brasileiro.

Contudo, a regra de ouro é: TESTE! 

Escolha duas das que você mais gostou e faça um cadastro rápido e publique o seu perfil. Espere um tempo.

Nada de resultado?

Teste outras duas plataformas, mude as informações do seu perfil, veja como os candidatos destacados estão se promovendo. Se necessário, compre uma conta premium.

Em algum momento, os jobs surgirão e quando isso acontecer, agarre a oportunidade! É possível que no inicio você precise diminuir o seu valor inicial. Cuide para não exagerar nesta redução, pois você também não quer “prostituir” o mercado.

Enfim, em seus primeiros jobs você estará construindo uma reputação e um portfólio para, após, conseguir cobrar valores cada vez maiores e condizentes com suas habilidades!

Gostou? Esperamos que sim! Deixe o seu comentário abaixo! Até a próxima!

Erick Scudero

Escrito por Erick Scudero

Especialista em Marketing Digital e apaixonado por tudo que envolve o universo de tecnologia e comunicação. Durante sua jornada na terra dos cangurus (Austrália), atuou em diversos projetos prestando consultoria em questões de UX, SEO, Marketing Digital e modelos de negócio com foco em startups. É cofundador da Becode, da M2up e instrutor de cursos presenciais na TargetTrust.

16 Comentários

Leave a Reply
  1. Sou Web designer e agora estou terminando a faculdade de análise de sistemas no final deste ano e não consigo arrumar um estágio, irei tentar através dos links. Muito obrigado por esta informação de utilidade pública, apesar de trabalhar com desenvolvimento web não conhecia os sites, mais uma vez muito obrigado.

  2. O Getninjas mudou o sistema e agora os profissionais tem que comprar créditos e usa-los para destravar os contatos das pessoas que solicitam o serviço. Isso tornou inviavel por que a gente paga para destravar o contato que normalmente não resulta em serviço. Além de que pessoas que pedem orçamentos ou trabalhos de pequeno porte ninguem destrava. Estragaram o que funcionava bem. Eu atualmente não recomendo. É frustrante.

    • Nossa, Salete, não sabia dessa “novidade”. Assim que possível, pretendemos atualizar esse post e fazer uma reanálise sobre os sites da lista. Enquanto isso, fica a dica para o pessoal da GetNinjas! Abraços e obrigado pelo comentário!

    • Julio, tudo bem? Ainda não conheço essa plataforma, mas seria um prazer fazer um teste. Você conhece os fundadores? Se sim, por favor, peça para eles entrarem em contato comigo pelo email de contato da Becode (cabeçalho do site). Abração!

  3. O Workana já tentei usar por duas vezes,mas os projetos x orçamentos são completamente fora da realidade.
    Clientes querendo um ERP pagando R$700,00. Sem chance!

    Toptal parece ser BEM difícil de entrar.
    Ouvi falar do Upworks, vou tetar.

    De qualquer modo,vou continuar procurando.

    • Nossa! ERP por R$700. Esse seu cliente não deve ter noção do que um ERP significa. Infelizmente, nesse caso, a culpa não é nem da Workana. É do cliente que não tem noção e não valoriza o trabalho de desenvolvimento.

      Vinicius, continue procurando e, se tiveres uma experiência boa, conte sua história aqui. Iremos adorar ouvir de você. Abraços!

  4. Sou designer gráfico. Comecei no Upwork para complementar a renda. Depois de 1 ano larguei o emprego para ser freelancer full time. Foi o primeiro e único site que tentei e funcionou logo de cara. A plataforma é segura, há bastante trabalho e geralmente pagam bem. Altamente recomendado se souber falar ingles.

  5. Gente, usei o Hibiro(https://hibiro.com) e gostei muito eles só tem profissionais certificados, os preços são muito bons e eles fazem a gestão do pagamento, o profissional só recebe o pagamento apos a tarefa feita com sucesso achei uma grande sacada, recomendo!

  6. Bom dia , Eu estou precisando de um freelancer na área de automação comercial que o profissional saiba instalar impressora térmica e Sat e também configurar balança de peso , configurar o aplicativo no tablet ou smartphone do cliente para fazer o pedido pelo tablet .

  7. Olá pessoal bom dia. Fui analista de sistemas jr Java durante 2 anos de 2015 a 2017. Estava aprendendo a desenvolver mas acessava remotamente servidores para instalação do sistema da empresa e fazia acessos remotos todos em Linux. Estou precisando de voltar a desenvolver. Alguém conhece site de freela que seja bom?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top 14 dicas para começar a trabalhar com TI e se destacar no mercado!

Top 14 dicas para começar a trabalhar com TI e se destacar no mercado!

Metodologia Becode e as 6 perguntas mágicas do aprendizado. Entenda!

Metodologia Becode e as 6 perguntas do aprendizado significativo!