As 5 certificações Scrum mais valorizadas no mercado de trabalho!

Dificuldade para escolher a melhor certificação Scrum para você? Conheça as principais certificadoras e suas respectivas certificações!

O Scrum é o framework ágil mais famoso do mundo. Ele é adaptativo, iterativo, flexível e é um método de rápida entrega de valor. O framework também tem a capacidade de realizar entregas parciais que são totalmente funcionais para o cliente, assim, o cliente pode logo nos primeiros meses do projeto ver como o seu dinheiro investido está dando resultados.

Ele também garante a transparência nas comunicações e cria um ambiente de responsabilidade coletiva. Dessa forma, o que é produzido pelo projeto é resultado do trabalho do time Scrum e não de um ou de outro indivíduo.

Com tudo isso, não é a toa que o Scrum Master é uma das figuras mais badaladas no mercado de trabalho, certo? Afinal, é um dos papeis mais importantes em gestão de projetos ágeis. Resumindo, tudo que você já sabe e já viu em nosso post de Scrum para iniciantes.

Com tudo isso em mente, talvez você até já esteja pensando:

“OK OK, tudo isso eu já sei, mas como faça para virar oficialmente um Scrum Master de sucesso? Qual é o caminho percorrido pelos profissionais de sucesso na área?”

E a resposta é bem simples: Certificações!

No mercado de desenvolvimento ágil, as certificações são extremamente importantes e, mais do que isso, são acessíveis a todos! E os melhores profissionais (que não são bobos), logo cedo garantem o seu reconhecimento com as certificações oficiais.

Dito isso, é exatamente sobre isso que irei focar nesse artigo. As principais certificações e certificadoras para que você se transforme em um Scrum Master de sucesso. Continue lendo!

Empresas certificadoras e certificações Scrum

No mercado existem diversas empresas certificadoras. Cada uma oferecendo uma certificação diferente. E qual é a melhor? Bom, não podemos dizer qual é a melhor, pois todas elas têm sido muito bem aceitas pelo mercado de trabalho. O que podemos fazer é mostrar qual a diferença entre elas e aí sim, você pode escolher a que melhor se encaixa com os seus objetivos pessoais e profissionais.

Nesse post, iremos focar nas 3 principais empresas certificadores, a SCRUMStudy, a Scrum Alliance e a Scrum ORG.

SCRUMStudy

Logo da SCRUMStudy

Embora seja a mais nova empresa certificadora do mercado, a SCRUMStudy tem crescido de forma exponencial em todo o mundo. Em 2014, a empresa entrou no mercado já chutando a porta com a publicação do Guia o SBOK – Scrum Body of Knowledge. Em outras palavras, o guia mais completo sobre o framework. Considerado ainda mais completo que o guia publicado pelos autores originais do Scrum.

A SCRUMStudy oferece dez certificações. Entre elas, destacamos as mais demandadas pelo mercado de trabalho brasileiro:

  • SFC – Scrum Fundamentals Certified: geralmente certificação de porta de entrada para o mundo Scrum e seus fundamentos. Trata-se de uma certificação gratuita. Sendo assim, é só você se inscrever, fazer a prova e (sendo aprovado) já terá a sua primeira certificação Scrum. É válida para aqueles que tem interesse em saber mais sobre os métodos ágeis e o framework Scrum.
  • SDC – Scrum Developer Certified: esta certificação é indicada para membros da equipe de desenvolvimento. Não há pré-requisitos para prestar a prova e ela é feita de forma online. Há a necessidade de ter uma câmera ligada, pois você será monitorado durante o decorrer do exame.
  • SMC – Scrum Master Certified: esta certificação é a mais indicada para aqueles que desejam exercer o papel de Scrum Master em equipes Scrum. Não há pré-requisitos para prestar a prova e ela é feita de forma online, também com a necessidade de ter uma câmera ligada. Pelo mesmo motivo da certificação anterior.

Essas 3 certificações estão disponíveis em português. Se você quiser saber mais sobre a SCRUMStudy, não deixe de visitar o site oficial da certificadora.

IMPORTANTE: o nosso curso de Scrum é focado e voltado para preparar o aluno para realizar o exame de certificação da SCRUMStudy. Em outras palavras, é um curso totalmente preparatório tanto para a prova SDC (Scrum Developer Certified), quanto para a prova SMC (Scrum Master Certified). Por consequência, também é um curso que prepara para a certificação SFC, que é a prova mais básica da certificadora.

Scrum Alliance

Logo da Scrum Alliance

Esta empresa foi criada pelos idealizadores do Scrum. Assim como a SCRUMStudy, também disponibiliza 10 certificações no total. A mais conhecida e mais demandada com certeza é a CSM – Certified Scrum Master. Para conseguir esta certificação, você precisa fazer um curso presencial de 2 dias, em algum dos centros autorizados da Scrum Alliance. Só após esse treinamento, você estará apto a realizar a prova.

Este exame está disponível em português e é feito online (embora seja obrigatório o treinamento presencial). Não há necessidade de uma câmera para que o candidato seja acompanhado durante a sua realização. Para mais informações, acesse o site oficial da Scrum Alliance

Scrum ORG

Logo da Scrum ORG

A Scrum.org também foi criada por um dos “criadores” do Scrum, Ken Schwaber. Esta empresa disponibiliza 7 certificações e as mais conhecidas são as PSMs – Professional Scrum Master: PSM I, PSM II e PSM III, ou seja, os níveis vão do mais fundamental até o mais avançado. Não há a obrigatoriedade de participar de um curso presencial. Todas as provas de certificação são pagas e não estão disponíveis em português, o que pode dificultar muitos candidatos brasileiros. Para mais informações, acesse o site oficial da Scrum ORG.

E agora? Como começar!?

Como já dissemos, é você quem vai escolher qual é a certificação que melhor se encaixa em seus objetivos profissionais.  Faça uma auto reflexão:

  • Como você imagina a sua carreira daqui a 5 anos?
  • Você estará na área técnica ou irá trabalhar com gestão?

Dê uma olhada nesse post onde ensinamos os princípios básicos de um bom plano de carreira.

De qualquer forma, aqui na Becode temos o curso perfeito para você que se preocupa com o seu futuro e sua carreira. Nossa formação de Scrum Total irá te preparar completamente para fazer a prova de certificação e garantir o seu reconhecimento oficial.

O treinamento foca nas certificações da ScrumStudy (SDC e SMC), com mais de 200 questões simuladas e, ainda por cima, com desconto na prova de certificação para os alunos. Não perca tempo, garanta a sua vaga!

No mais, espero que o post tenha ajudado você a esclarecer todas as suas dúvidas. Caso tenha ficado alguma ainda, por favor, não deixe de comentar abaixo. Abraços e até a próxima!

 

Curso Online de Scrum Total - Formação Completa | Becode

30 de outubro de 2017

Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Becode. Todos os direitos reservados.

Login

ACESSAR COM

FACEBOOKGOOGLE CRIAR CONTA
Criar conta Back to login/register

Envie para um amigo