Metodologia Becode e as 6 perguntas mágicas do aprendizado. Entenda!

Metodologia Becode e as 6 perguntas do aprendizado significativo!

Me corrija se eu estiver errado, mas atualmente com o universo de informações que existem a nosso redor, sempre que queremos aprender algo novo, seja através de um curso, tutorial ou até um post em um blog, queremos absorver o máximo de informações, com a melhor didática, objetividade e velocidade possível.

Principalmente, quando estamos dispostos a pagar por isso, não é?

Neste contexto, eu te pergunto:

“Metodologia de ensino é um fator importante na sua escolha por uma instituição de ensino? Você acredita em aprendizado sustentável ou no bom e velho ‘decoreba’?”

Se você respondeu “Sim, acredito em um aprendizado sustentável que irá fazer a diferença na minha carreira profissional”

Ótimo! Continue lendo este post, pois irei apresentar a metodologia de ensino que a Becode utiliza em seus cursos online!

História e Origem

Antes de falar sobre a metodologia em si, precisamos voltar um pouco no tempo e falar sobre as suas origens.

Provavelmente você já ouviu falar em Sócrates, Platão e Aristóteles. Talvez esta não tenha sido a sua matéria favorita na escola, afinal de contas você é um cara das exatas, não é? Mas enfim, estes três grandes personagens da história antiga são considerados até hoje como os maiores filósofos que o mundo já conheceu.

E se você pensa que eles não possuem nenhuma ligação com a TI, você está enganado. Sócrates e Platão foram grandes matemáticos e Aristóteles possui diversas escritas sobre lógica. Dois assuntos totalmente ligados à área de TI!

Então, nada mais justo que estes três grandes filósofos comporem a base de nossa metodologia de ensino, baseada na teoria da aprendizagem significativa.

Teoria da Aprendizagem Significativa

Após muito estudo e a definição de nossas referências teóricas, como comentado anteriormente, adotamos a teoria da aprendizagem significativa como alicerce do nosso método de ensino.

A aprendizagem significativa é uma teoria já aplicada, testada e aderida pelas principais escolas e universidades do mundo. Sendo considerada como uma das principais teorias sobre métodos de ensino.

A partir desta teoria de sucesso, extraímos os principais princípios e os adaptamos para a realidade do mercado de cursos online no Brasil.

Princípios e Objetivos

O objetivo principal desta metodologia é aprender por meio de experiências já construídas.

O que quero dizer com isso?

Basicamente que o nosso ensino fará referência a tecnologias, objetos, metodologias, técnicas que já foram construídas, testadas e, obviamente, obtiveram sucesso no mercado profissional e prático!

Este é o objetivo principal da Aprendizagem Significativa! Ensinar através de um conhecimento prévio, pelo qual o aluno já possua uma ideia “pré-formada” do que está sendo ensinado. Assim, o aluno consegue enxergar aquilo que está aprendendo de uma forma tangível e não abstrata.

Afinal de contas, ninguém merece ficar ouvindo apenas conceitos, certo?

O aluno, para aprender, precisa entender o porquê ‘daquilo’ existir (para que serve?), onde aplicar este conhecimento, como aplicar, porque aplicar e quem já aplica. E não somente o “o que é?”.

Desta forma, é possível criar sentido no aprendizado que está sendo passado. Este é o principio básico da nossa metodologia, visualizar um sentido em todos os conhecimentos que estão sendo passados. Assim, você nunca esquece o que aprendeu.

 

Perdido no universo da TI? Veja o nosso Infográfico com as rincipais áreas de atuação do mercado de TI

Ensinando a pensar

Seguindo o pensamento anterior, formulamos as melhores perguntas para fornecer as melhores respostas, pois são as perguntas que movem e instigam os seres humanos a evoluir!

...São as perguntas que movem e instigam os seres humanos a evoluir! Clique para tuitar

Por isso, elaboramos simples perguntas que respondem a praticamente todas as nossas dúvidas sobre qualquer tópico.

  • O que é?
  • Quem utiliza?
  • Para que serve?
  • Por que usar?
  • Onde e como aplicar?

Estas perguntas se encaixam e criam um vínculo (um nó do conhecimento, como chamamos por aqui).

Em nossos cursos, buscamos responder as perguntas apresentadas, assim, ensinando o aluno de uma forma rápida, sustentável, objetiva e didática!

Quando você de fato “aprende” e vê “sentido” no novo conhecimento adquirido, as chances de esse novo conhecimento cair no esquecimento são próximas a zero.

Muito diferente quando comparado ao ato de decorar determinado conteúdo ou conceito, que é o que acontece quando você apenas decora ou rapidamente escaneia informações no google. No dia seguinte, aquele conhecimento já não existe mais!

Processo de criação de curso

Aliado a tudo isso, a metodologia de ensino precisa vir acompanhada por um padrão de qualidade.

Não basta didática se os aspectos técnicos do curso não contribuem com o aprendizado, portanto, nós somos neuróticos por revisão:

  • Planejamento de curso
  • Áudio
  • Vídeo
  • Gravações de tela
  • Layout e Design
  • Gramática
  • Didática

Revisamos tudo. Uma, duas ou três vezes se necessário. E, cada revisão, sendo realizada por um profissional diferente.

Acreditamos ser impossível acompanhar um curso com uma voz chiada ou com ruídos, ou ainda, com um instrutor cheio de manias e cacoetes que te distraem a todo momento.

Ou ainda, o pior de todos: vídeos com mais de horas de duração! (difícil não dormir, não é?)

Em outras palavras, acreditamos que você merece um curso completo, com uma didática fantástica, conteúdo de qualidade, áudio e vídeos impecáveis e, obviamente, sem erros de escrita e fala. Sim, você é exigente e deve ser, afinal de contas, investir na sua educação é investir no seu futuro profissional!

Sabemos disso e, por isso, investimos horas e horas em planejamento, revisão de áudio, vídeo, design e didática de aula.

Infelizmente, devido a esse processo extenso de planejamento, revisão e aperfeiçoamento, nossos cursos levam cerca de 2-3 meses para serem totalmente desenvolvidos. Contudo, acreditamos que a qualidade final do treinamento compensa o atraso no seu lançamento. Afinal de contas, qualidade vem antes de quantidade!


Resumindo, fazemos tudo isso pensando em você! Assim, você possui certeza que o seu investimento terá retorno, pois o nosso objetivo final é que você se torne um profissional completo e reconhecido no mercado profissional. E, para isso, investimos mais de 5.760 horas em cada treinamento que criamos!

Esperamos que você tenha gostado do post e qualquer dúvida quanto a metodologia de ensino da Becode ou o nosso processo de criação de curso, deixe o seu comentário abaixo que com certeza iremos responder o mais breve possível!

 

Curso Online de Lógica de Programação | O seu primeiro passo para ingressar no mercado de TI

O que você achou desse post?

0 points
Upvote Downvote
Alex de Araujo

Escrito por Alex de Araujo

Um dos idealizadores do projeto que deu vida a Becode. Principal responsável pelo desenvolvimento da metodologia de ensino aplicada nos treinamentos da Becode. Trata-se de um profissional com mais de 10 anos de experiência na área de gestão em TI. Tem paixão pela área de gestão de projetos e busca sempre desenvolver a sua equipe. Atualmente, é gestor de projetos e novos negócios na TargetTrust e Becode.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

Comentários

Os 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

Os 9 melhores sites para Freelancers da TI, Comunicação e Marketing

Carreira na área de TI: vale a pena investir? Veja 9 motivos!

Carreira na área de TI: vale a pena investir? Veja 9 motivos!