Encarar a carreira de freelancer pode parecer um desafio, principalmente no início, quando você tem dúvidas sobre como conquistar clientes e onde encontrá-los. Mas não se preocupe: seguindo algumas dicas essenciais você poderá ser um programador de sucesso, trabalhando com freelas! Quer saber como?
1. Faça de você sua própria marca
Como o número de freelancers não para de crescer, é razoável que você queira se destacar. Para isso, é importante pensar em seu trabalho como o principal cartão de visitas. Seja proativo e estratégico em divulgar o que você faz. Use as redes sociais, fan pages e blogs para divulgar seu portfólio, por exemplo.
2. Portfólio em dia
Vale lembrar que o portfólio precisa estar SEMPRE em dia. Acrescente seus trabalhos recentes e os que você considera bons em chamar a atenção e captar o cliente. Atualize-o com frequência.
3. “Como encontro trabalho?”
A Workana, por exemplo, é uma excelente plataforma para encontrar clientes. São inúmeros projetos publicados por lá diariamente e você terá uma gama de opções para escolher e se candidatar aos que mais se encaixam no que você sabe fazer.
Uma das grandes vantagens de ser freela é poder escolher com quem você quer trabalhar, quando e onde. Na Workana, você encontra as pessoas e projetos certos para seu perfil.
4. Envie propostas
Ao se cadastrar, pesquise as oportunidades disponíveis com frequência. A Workana é uma plataforma ativa e movimentada, há projetos de programação sendo publicados o dia inteiro. Há profissionais que trabalham exclusivamente com clientes da Workana, e nunca falta trabalho 😉
Separe sempre algum tempinho do dia para enviar novas propostas, apresentar seu portfólio e contar porque você é a pessoa certa para o projeto. Se tiver dúvidas sobre valores, utilize a calculadora freela, uma ferramenta ótima que vai te dar uma luz na hora de cobrar por seu trabalho.
5. Seja responsivo
Esteja disponível para conversar com seu cliente. Quando se é freelancer, existe a facilidade de lidar com o tempo de uma forma diferente do que você seria capaz se estivesse em um emprego fixo.
Então, envie respostas e tire dúvidas o mais rápido possível para que o seu cliente sinta que você está mesmo interessado em trabalhar em seu projeto. Foque na boa comunicação com o cliente.
6. Cumpra prazos e fidelize
Seu cliente com certeza vai procurar por você mais vezes se você cumprir certinho com prazos e diretrizes. Claro que você também pode dar dicas e sugestões que acrescentam mais valor ao projeto, mas lembre-se de entregar, para seu cliente, o seu melhor. Esteja também, sempre de acordo com o que ele deseja.
Na Workana você recebe uma classificação e também pode classificar o cliente e contar como foi a experiência.
7. Organize-se
Programadores que trabalham como freelancers precisam ter tempo para tudo! Divida seu tempo entre projetos, colocando sempre alguns minutos a mais para ter certeza de que vai dar conta de cada projeto e tarefa do dia.
8. Tempo para você
Isso também é mega importante, mas muita gente se esquece: faça pausas durante o seu trabalho para evitar o desgaste de seu corpo e mente.
A síndrome de burnout, por exemplo, ou dores nas costas por conta de má postura são coisas que devem ser evitadas para que você renda muito mais e não sofra ao trabalhar home office.
9. Não pare na pista!
Defina seu foco e dedique-se! Profissionais que param no meio do caminho e nunca se atualizam acabam ficando de fora. Os clientes percebem quando um profissional está atualizado em sua área de atuação. E,quando falamos de programação, é preciso ter total conhecimento e domínio de linguagens e em quais plataformas elas são utilizadas.
- Faça pesquisas e, principalmente, faça cursos online
- Assista a canais e vídeos voltados para a programação
- Participe de Workshops
Enfim, fique em dia com conteúdo que enriqueça e te dee ainda mais background.
10. Networking
Além de continuar sempre estudando, mantenha-se ativo em fóruns e grupos com outros profissionais que trabalham no mesmo nicho e atividade que você. Assim, você fica por dentro de novidades e outras atualizações, além de compartilhar experiências.
Gostou das dicas?
Diga o que você achou deixando o seu comentário abaixo! Aproveite também para se manter atualizado aqui no blog da Becode e no blog da Workana! E não perca mais tempo: comece já a trabalhar freelance! É só clicar aqui 🙂