Aí você já sabe tudo de Banco de dados, já leu livros sobre SQL e pensa:
“Vou colocar a mão na massa, vai ser “hands on”, tranquilo… é só criar a base de dados e ver no que vai dar.”
NÃO!
Você já fez a modelagem completa do seu Banco de Dados? E o projeto? Já sabe todos os relacionamentos existentes entre as tabelas? Como o seu sistema irá se comportar? Quais são as chaves primárias? Essa lista vai longe. Pois é…
É BÁSICO, FUNDAMENTAL e ESSENCIAL ter o seu banco de dados modelado através de um diagrama ER. Isso que diferencia os profissionais dos amadores. Se você não fizer a modelagem do seu sistema, eu tenho certeza que o DBA ou desenvolvedor que herdar o seu projeto irá usar o seu nome em conjunto com termos proibidos, insultivos e obscenos.
Ninguém quer ser lembrado como o cara que construiu o banco de dados da gambiarra né? Portanto, faça um diagrama ER, realize o planejamento do seu Banco de Dados antes de executar qualquer comando CREATE.
“Ahhh, mas vai dar muito trabalho!”
Não, é mais fácil do que parece! Hoje em dia, existem diversas ferramentas gratuitas e pagas para desenvolver diagramas ER que irão facilitar muito a sua vida. Contudo, muitos desenvolvedores, DBAs e gerentes de projetos ainda possuem muitas dúvidas sobre qual ferramenta utilizar na etapa de diagramação ER, de um projeto de banco de dados.
Pensando nisso, irei listar as 5 principais ferramentas que você pode utilizar para construir diagramas ER em seu próximo projeto:
1. MySQL Workbench:
Desenvolvida exclusivamente para se trabalhar com o SGBD MySQL, é uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas e mais utilizadas para quem trabalha com este SGBD, tanto para modelagem ER, como para execução de scripts SQL.
Sua principal característica é a facilidade de se trabalhar com o SGBD MySql, onde seu foco está na modelagem física. É a ferramenta ideal para pequenos e médios projetos, bem como, para quem está iniciando ou já tem experiência com modelagem de banco de dados.
A ferramenta possui versões para os sistemas Windows, Linux e Mac e pode ser baixada através do site oficial do MySQL.
2. Astah Professional
O Astah é muito conhecido por desenvolvedores Java e por aqueles que trabalham com UML. A ferramenta, atualmente, disponibiliza duas versões:
- Professional (paga)
- Community (gratuita)
É ideal para profissionais que já estão inseridos no mundo Java e, por sua vez, não desejam migrar de ferramenta apenas para elaborar o diagrama ER.
Além disso, é uma ferramenta bastante útil para quem deseja trabalhar também com outros tipos de diagramas, como o de casos de uso ou diagrama de classes.
Infelizmente, com essa ferramenta, os diagramas ER só podem ser criados na versão professional…
… mas se você é estudante universitário, poderá tentar uma licença por um período gratuito estendido ou baixar o “famoso” trial. O Astah está disponível para sistemas Windows, Linux e Mac.
Para mais informações e download, visite o site oficial do Astah.
3. DBDesigner 4
Se você está buscando por alguma ferramenta alternativa e gratuita porque achou o MySQL Workbench muito complexo ou deseja simplesmente explorar ferramentas novas, o DBDesigner 4 é perfeito para você.
Também desenvolvido para projetos voltados ao MySQL, ele basicamente é o antecessor do MySQL Workbench. Trata-se de uma ferramenta mais simples e fácil de utilizar para modelagem ER, é ideal para quem está iniciando e deseja uma ferramenta voltada apenas para modelagem de banco de dados.
Também está disponível para Windows, Linux e Mac.
Para mais informações e download, acesse o site do fabricante.
4. SQL Power Architect
Para agregarmos peso a nossa lista de ferramentas, nada mais justo que citarmos o SQL Power Architect. Além do nome que carrega, a ferramenta realmente é “power”.
Trata-se de uma ferramenta extremamente poderosa para se trabalhar com modelagem de dados. É voltada para projetos grandes, em termos de modelagem ER, a ferramenta faz basicamente tudo o que você precisar (na versão paga, é claro).
O SQL Power Architect trabalha com os principais SGBDs (PostgreSQL, Oracle, MS SQL, MySQL e mais). Se você está ou irá trabalhar em um projeto gigante, vale a pena conferir esta ferramenta que possui uma versão gratuita e três versões pagas.
Como os outros, também está disponível para Windows, Linux e Mac.
Para mais informações sobre o SQL Power Architect, acesse o site oficial.
5. Draw.io
E por último, mas não menos importante, a ferramenta utilizada em nosso curso de Banco de Dados e linguagem SQL, o draw.io.
Trata-se de uma ferramenta web de fácil acesso e utilizada para o desenvolvimento de diversos diagramas (incluindo, obviamente, o diagrama ER).
Talvez não seja uma ferramenta tão conhecida quanto as demais apresentadas, mas ela se destaca justamente pela sua facilidade de uso e acesso, onde não há a necessidade de realizar downloads, podendo ser utilizada de qualquer ambiente, o único requisito para acessá-la é ter internet, portanto, salve nos seus favoritos, pois você poderá precisar dela em algum momento futuro.
Essa ferramenta está disponível a todos através do site oficial do draw.io
Curso sobre modelagem ER?
É, infelizmente, nem todos os cursos, blogs e tutoriais na web dão a devida importância a etapa de modelagem ER, em projeto de um Banco de dados. Isto é algo que somos contra, pois o profissional, ao ingressar no mercado de trabalho irá inevitavelmente precisar realizar diagramas ER, para assim, modelar e desenvolver um banco de dados eficiente e manutenível (sim, essa palavra existe).
Por isso, no curso que criei para a Becode, realizamos um projeto de banco de dados, do inicio ao fim, abrangendo a etapa de modelagem ER!
Sendo assim, se você tiver interesse em aprender mais sobre modelagem ER, clique na imagem abaixo para saber mais sobre o curso e ainda ganhar um super desconto. Tenho certeza que você irá gostar!
Qual é a melhor ferramenta?
Voltando às ferramentas, não há A MELHOR FERRAMENTA! Tudo irá depender do seu projeto:
- Você é iniciante e está trabalhando com o SGBD MySQL, opte pelo tradicional MySQL Workbench;
- Cansou do MySQL Workbench e quer algo mais simples, dê uma chance ao DBDesigner 4;
- Já desenvolve em Java há anos e não pensa em mudar, use o Astah;
- Você acaba de ser incluído em um projeto gigantesco, em Oracle ou qualquer outro SGBD, opte pelo SQL Power Architect e não se arrependa;
- Está em busca de uma ferramenta de acesso rápido e com excelentes funcionalidades na web, draw.io é a sua ferramenta!
Sendo assim, a minha dica final é:
Identifique as reais necessidades do seu projeto e busque a ferramenta que melhor supre essas necessidades. Você não precisa escolher sempre a mais completa, muitas vezes, isso irá atrapalhar mais do que ajudar.
Espero que essa postagem tenha contribuído para a sua carreira e sanado suas dúvidas quanto a importância de realizar a etapa de modelagem ER, bem como, qual ferramenta utilizar em cada tipo de projeto! Se você acredita que faltou alguma ferramenta e que esta deveria ser incluída no post, deixe o seu comentário logo abaixo que com certeza iremos considerar. Até a próxima!