3 Livros de SQL que você deveria ler (além de outras dicas)

Antes de tudo, vamos deixar uma coisa bem clara: há uma vasta diferença entre SQL e os SGBDs que levam esta sigla em seus nomes, como MySQL, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, entre outros.

Diferenças conceituais a parte, o fato é que hoje um está muito ligado ao outro, ou seja, a linguagem de manipulação de dados SQL é o principal recurso de manipulação dos dados armazenados em bancos de dados relacionais.

E, por isso, o domínio da linguagem SQL é considerado como essencial para diversos profissionais da área de TI. Principalmente aqueles que, em seu cotidiano, precisam lidar constantemente com banco de dados relacionais, servidores e desenvolvimento back-end.

Sendo assim, separamos três livros de SQL (além de outras dicas) que consideramos fundamentais para profissionais que desejam obter mais informações e conhecimento sobre o assunto!

Para nossa organização, vou dividir o post em três tópicos e indicar um livro para cada um desses tópicos:

Livro 1: Modelo Conceitual e Diagramas ER

Livros de SQL - Livro 1 - Engenharia de Software - Autor Roger S. Pressman

   

Livro: Engenharia de Software (Pressman, Roger S. – Bookman)
            Foco em diagramas ER

Antes de instalar o SGBD e começar a criar tabelas, faça um projeto. Pense nos detalhes, desenhe as possibilidades de relacionamento entre as “coisas” do seu projeto (isso mesmo, use um papel) ou um software específico para isso. Assim, você estará criando um diagrama ER (entidade-relacionamento), ou seja, um modelo que serve para descrever os detalhes de algo a ser criado, geralmente, utilizado para um banco de dados relacional, embora esse conceito seja mais amplo, também sendo usado para engenharia de software.

Detalhe: diagrama ER existe há uns 40 anos e, portanto, não é algo a ser desconsiderado, caso contrário já estaria em desuso há muito tempo.

Portanto, meu conselho é esse: aprenda a criar um modelo de dados ANTES de criar tabelas e demais recursos diretamente no seu SGBD. Quando falamos em banco de dados relacionais, planejamento é o fator diferencial entre um projeto de sucesso e um de… digamos… nem tanto sucesso assim.

Livro 2: Modelo Relacional e Álgebra Relacional

Livros de SQL - Livro 2 - Projeto de Banco de Dados - Autor Carlos Alberto Heuser

   

Livro: Projeto de Banco de Dados (Heuser, Carlos Alberto – Bookman)

É amigo(a), existe outra etapa ANTES de “botar a mão na massa”. E digo mais: ela é toda regradinha e cheia de lógica, matemática, teorias, conjuntos, normas e bla bla bla. Mas não se desespere, há luz no fim do túnel e não é um trem na contramão (Ok, velha essa, mas válida no contexto).

O Modelo Relacional se baseia no princípio do uso de tabelas e o relacionamento entre essas tabelas, usando regras matemáticas bem definidas, teoria de conjuntos e lógica.

Ah, só pra constar, esse modelo é ainda mais antigo que o Diagrama ER.

Enfim, o meu conselho para você é o seguinte: estude esses conceitos, regras, teorias e tudo mais, antes de começar a fazer na prática. Isto pode facilitar a sua vida e evitar o retrabalho.

Livro 3: Linguagem SQL

Livros de SQL - Livro 3: Use a Cabeça SQL - Lynn Beighle

   

Livro: Use a Cabeça SQL (Beighley, Lynn – Atlas Books)

Aí, quando você já souber do que se trata, de onde veio, do que se alimenta e como usar os Diagramas ER e os Modelos Relacionais (além de ter feito alguns, obviamente), será a hora de aprender sobre a linguagem que permitirá transformar os modelos em realidade: a linguagem SQL – Structured Query Language.

Importante: vá em seu navegador e digite “wiki SQL” ou “wiki diagramas ER” ou “wiki modelo relacional”, enfim, pesquise na web as origens desses conceitos e tecnologias.

Concluindo, com o conhecimento em SQL e os outros citados acima, você irá aprender o “como fazer” e estará pronto para a prática profissional desses conteúdos.

E na prática?

Bom, com a leitura desses livros você possuirá toda a teoria necessária para começar a modelar e trabalhar com banco de dados relacionais. Então, é chegado a hora de praticar esses conhecimentos utilizando algum software de mercado (SGBDS), entre eles, dou destaque a alguns:

MySQL, PostgreSQL e SQLite

Esses são alguns dos SGBDs mais utilizados no mercado de software livre. Sim, eles são gratuitos e estão disponíveis na maioria dos planos de hospedagens de websites. Até mesmo naqueles mais simples e baratos (que oferecem acesso à banco de dados, claro).

Aliás, a dica aqui é essa: contrate uma hospedagem simples que tenha a opção de banco de dados. Lá eles certamente irão te oferecer alguma ferramenta online de gerenciamento do SGBD, como o phpMyAdmin, por exemplo.

 

Curso Online de Introdução a Banco de Dados Relacionais e SQL da Becode

MS SQL Server e Oracle

O MS SQL Server (MS de Microsoft) é um SGBD disponível no mercado há bastante tempo. Foi melhorado muito nos últimos anos e, por ser um software pago, traz com ele uma série de recursos e facilitadores para o seu gerenciamento.

O Oracle é uma grande referência na área de banco de dados há mais de trinta anos. Igualmente ao seu concorrente, o MS SQL Server, ele também é pago, embora a Oracle disponibilize uma opção gratuita (que não é o MySQL).

Esses dois estão presentes em apenas alguns planos de hospedagens e, na maioria dos casos, são cobrados além do valor mensal do plano.

Comece a Praticar!

Enfim, escolha um deles, gratuitos ou pagos, contrate um plano de hospedagem ou instale localmente em sua máquina e comece a praticar o quanto antes, quanto mais você praticar, mais sólidos estes conceitos, regras e comandos ficarão para você!

Esperamos que você tenha gostado do post e caso você ache que faltou algum livro que você leu, gostou muito e recomenda a leitura, iremos adorar receber o seu comentário com o título do livro, autor e o porquê da sua indicação.

Erick Scudero

Escrito por Erick Scudero

Especialista em Marketing Digital e apaixonado por tudo que envolve o universo de tecnologia e comunicação. Durante sua jornada na terra dos cangurus (Austrália), atuou em diversos projetos prestando consultoria em questões de UX, SEO, Marketing Digital e modelos de negócio com foco em startups. É cofundador da Becode, da M2up e instrutor de cursos presenciais na TargetTrust.

6 Comentários

Leave a Reply
  1. sistema de banco de dados” de Abraham Silberschatz.O livro é excelente, aborda todos os assuntos para quem quer ter um conhecimento sólido de banco de dados. Foi muito bem recomendado por um professor de pós-graduação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba se Programação de Softwares é para Você

Saiba se programação de softwares é para você

Tecnologias e frameworks que você precisa conhecer

Tecnologias e Frameworks que você precisa conhecer!