Os 5 principais cursos superiores de TI e suas diferenças!

Os 5 principais cursos superiores de TI e suas diferenças!

Último ano da escola, vestibular chegando e aquela dúvida cruel:

“Qual curso devo escolher?”

Bom, se você já sabe que quer trabalhar com Tecnologia, você já está com meio caminho andado, agora só falta você ler esse post e entender os principais cursos disponíveis na área, bem como, suas diferenças!

Nosso objetivo aqui é te passar uma noção geral sobre o sistema educacional para a área de Tecnologia lecionado por escolas Brasil afora. Assim, você não perde um semestre inteiro da sua vida (ou mais!) cursando algo que não correspondeu às expectativas que você possuia desde o seu primeiro dia de aula.

Para isso, iremos nos basear nos 5 principais cursos superiores de TI (mais populares, mais considerados, mais listados entre as faculdades, enfim…) e as diferenças entre cada um deles, variando entre cursos voltados para pessoas que não possuem experiência prévia com TI/programação/sistemas e cursos que trazem uma bagagem muito mais completa e rigorosa no que tange o estudo e desenvolvimento de hardwares e softwares.

Então, vamos lá! Do mais mão na massa (1) até o mais gerencial (5):

1. Engenharia da Computação

Engenharia de Software - Os 5 principais cursos superiores de TI e suas diferenças!

Foco total em hardwares e demais dispositivos tecnológicos, bem como, tudo que envolve seu projeto e desenvolvimento. Sim, você irá ver programação, banco de dados, sistemas e outras matérias correlacionadas, mas em menor quantidade do que o próximo curso de nossa lista, por exemplo.

Nesse curso, o foco será em programação baixo nível, onde há muito mais contato com o hardware! Leia esse post se quiser saber mais sobre a diferença de linguagens de programação baixo nível para alto nível.

2. Ciência da Computação

Ciência da Computação - Os 5 principais cursos superiores de TI e suas diferenças!

Prepare-se para programação! Nesse curso você irá conhecer o clássico sobre programação e desenvolvimento, bem como, aprender o básico das linguagens de programação mais tradicionais (C, Java, etc). Para ir um pouco mais além, você terá que se virar: procurar tutoriais na web, cursos online, ler livros, enfim… Além de programação, você também terá conteúdos sobre banco de dados, arquitetura de sistemas e hardware, além de pitadas de robótica e inteligência artificial.

3. Sistemas de Informação

Sistemas de Informação - Engenharia de Software - Os 5 principais cursos superiores de TI e suas diferenças!

Faculdade composta por muitos tópicos de administração e gestão em TI. Comparando-se com as anteriores, espere menos hardware e programação baixo nível. Não que esses conteúdos sejam inexistentes no currículo (longe disso!), pois você também terá muitas cadeiras, aulas, trabalhos e provas sobre esses assuntos, mas possivelmente em menor quantidade e profundidade, quando comparado com os cursos anteriormente apresentados.

4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Os 5 principais cursos superiores de TI e suas diferenças!

Esse curso costuma ser oferecido na modalidade superior tecnólogo. Voltado para o desenvolvimento de sistemas de uso empresarial (ERP, CRM, etc), o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) também possui suas boas doses de conteúdos relacionados a área de gestão  e administração, além, é claro, dos conteúdos clássicos da TI (programação, banco de dados, sistemas). Portanto, esse curso pode ser muito interessante para quem deseja trabalhar em um nível de gestão, ou ainda, abir o seu próprio negócio!

5. Gestão em Tecnologia da Informação

Gestão em Tecnologia da Informação - Os 5 principais cursos superiores de TI e suas diferenças!

E, por fim, essa opção, também comumente oferecida na modalidade superior tecnólogo, é mais focada na gestão dos recursos e possibilidades da área de tecnologia, com muito conteúdo sobre tipos de sistemas, modelos de negócios, gestão estratégica, tipos de bancos de dados e linguagens, mas pouco hands on (Mão na massa, em inglês).

O que é um curso superior tecnólogo?

Então, o superior tecnólogo também é considerado um curso de ensino superior, assim como o curso superior (bacharelado), mas é muito mais focado para o mercado de trabalho e não tanto para o meio acadêmico. Além disso, ele pode ser concluído em um prazo médio de 2 a 3 anos. Como? Mágica? Não irei deixar de ver conteúdos importantes? Calma, não é bem assim. Eles costumam ser muito mais objetivos, apresentar a mesma (ou similar) grade de conteúdos, mas de uma maneira muito mais comprimida e otimizada para mercado de trabalho.

O que isso significa? Bom, isso significa muita leitura, trabalhos para fazer em casa e estudos fora do horário letivo para compensar esses dois anos que existiriam caso o tecnólogo fosse um curso clássico de ensino superior. Em termos de experiência profissional, tanto o bacharelado, quanto o tecnólogo são muito semelhantes. Entretanto, o superior tradicional ainda costuma ter um peso maior no currículo do graduando (acredito que isso irá mudar em alguns anos, de forma que o profissional passe a ser julgado mais pelo seu histórico como profissional do que pelo seu histórico acadêmico).

 

QUIZ Logica CTA

Outras opções…

Além dos cursos superiores de TI listados acima, existem ainda outras opções, principalmente, relacionadas à ofertas EAD, Tecnólogos e cursos específicos, com foco total em uma determinada área, como: Redes de Computadores, Banco de Dados, Programação, Web Design e Segurança da Informação.

Estas opções costumam ser mais objetivas no seu conteúdo e mais focadas no mercado de trabalho. Se você acredita que já sabe exatamente com o que deseja trabalhar profissionalmente, estas opções podem ser interessantes para você. Contudo, por serem formações menos conhecidas e, portanto, menos confiáveis e testadas, é muito importante que você realize uma pesquisa mais aprofundada sobre o curso, a instituição de ensino, o número de alunos já formados, referências, mercado de trabalho e tudo mais, pois investir na sua carreira é algo que deve ser tratado com todo o cuidado do mundo!

Posso trabalhar com TI sem ter ensino superior na área?

É possível trabalhar com TI sem ter curso superior?

Então, sim, você pode, pois a área da TI valoriza muito a experiência profissional. Contudo, não deixe de fazer um curso de ensino superior. Porque? Pense no recrutador de uma grande empresa. Pode até ser que ele não valorize muito a formação formal, mas com certeza esse fator possuirá um peso na hora de contratar um novo talento para a organização.

Imagine a seguinte situação: o recrutador está entre dois candidatos que possuem a mesma experiência profissional e perfis pessoais similares, um é formado em ciência da computação e outro não possui ensino superior. Quem você acha que o recrutador irá escolher.

“Ahhh, mas eu não irei trabalhar em empresas, eu terei o meu próprio negócio!”

OK, maravilhoso! O mundo precisa de mais empreendedores como você, mas e se o negócio não funcionar de primeira? E se você precisar trabalhar em uma outra empresa para levantar capital inicial para o seu negócio? Pense no “e SE”. Nesse caso, trate o ensino superior como um seguro, ou seja, se tudo der errado, você ainda poderá recomeçar.

Resumindo, faça!

Não deixe de concluir um curso superior de TI, seja ele qual for. Depois disso, faça uma ou mais especializações. Aí, se possível, mestrado. E, se ainda sobrar tempo e energia, doutorado. No meio disso tudo, faça diversos cursos livres!

Moral da história, nunca pare de estudar, pois como diria Nelson Mandela:

A educação é a arma mais poderosa que você pode utilizar para mudar o mundo. - Nelson Mandela Clique para tuitar

Esperamos ter esclarecido algumas de suas dúvidas relacionadas a cursos superiores de TI, se você gostou, deixe o seu comentário e/ou sugestão. Até a próxima!

O que você achou desse post?

22 points
Upvote Downvote
Erick Scudero

Escrito por Erick Scudero

Especialista em Marketing Digital e apaixonado por tudo que envolve o universo de tecnologia e comunicação. Durante sua jornada na terra dos cangurus (Austrália), atuou em diversos projetos prestando consultoria em questões de UX, SEO, Marketing Digital e modelos de negócio com foco em startups. É cofundador da Becode, da M2up e instrutor de cursos presenciais na TargetTrust.

Comentários

Leave a Reply
  1. Faço sistemas de informação e a programação e muito constante, não apenas a administraçao, mas a programação e banco de dados tem um grande peso na disciplina

    • Certo, Tyane! Fizemos um adendo no texto para deixar mais claro que SIM, nesse curso também é visto Banco de Dados, programação e outros tópicos da TI, contudo, em menor quantidade que Ciência de Computação e Engenharia de Computação.

  2. Muito bacana essas instruções de cada graduação, achei bem interessante. tava procurando essas informações a algumas semanas atraz e achei aqui o artigo mega completo.

  3. Olá! Adorei a matéria, mas estou pensando em tentar fazer sistemas para Internet (2 anos) e após isso fazer um mba em digital marketing e após isso quem sabe um intercâmbio. Esses cursos são bons ? Gosto de trabalhar com blog, criação de sites tanto programação quanto design, gerenciamento de e-commerce e redes sociais. Acredito que a internet atualmente está sendo um dos melhores meios de comunicação para alavancar um negócio. Quero aprender sobre isso e trabalhar com isso! Estou no caminho certo? Tenho 17 anos, estou no último ano e quero tentar bolsa ano que vem para a faculdade.

    • Olá, Nayara, estás certíssima! TI e marketing é uma excelente combinação, principalmente, no ambiente de startups e, como falastes, internet. Eu mesmo fiz algo parecido… Sou formado em administração e especialista em Marketing Digital, após, me aventurei na TI. Até o momento, não me arrependo, aprender e praticar TI abre a sua mente e a forma como você enxerga o mundo. Resumindo, acho que o seu plano está muito bom, parabéns!

  4. Olá Erick, parabéns cara, excelente o teu trabalho, tenho 27 anos e sou empreendedor nato, já criei 5 empresas, com muitos insucessos, mas com muita persistência ainda estou na ativa, é só sou feliz empreendendo. Hoje estou estudando muito empreendimentos digitais, gostaria de uma opinião sua, não sou muito de programação e banco de dados, mais quero estar dentro do mercado de T.I. O curso de gestão em T.I mais uma especialização em marketing digital, seria uma boa opção, para empreender na área, e quem sabe ter uma empresa de sucesso nesse segmento? mais uma vez, parabéns, desejo muito sucesso!! Abraço!

    • Olá Hector, muito obrigado! Então, esta é a vida do empreendedor mesmo, entre sucessos e insucessos. Dizem que a formula para dar certo é de fato persistir. E, acho que estás no caminho! Quanto a sua escolha de graduação, excelente! Penso que é isso aí mesmo. Eu complementaria a sua formação com muita prática e cursos da área. Além disso, tente procurar por um sócio da área técnica, ou seja, da TI, você irá precisar de um cara bom nessa área para ter um produto diferenciado! Abraços!

  5. BOA TARDE, meu filho tem graduaçao em RI, porem esta tentando uma nova graduação em sistemas de informação. Apesar dele achar interesssante a programação. Ele ate pensou em fazer uma especialização um pos, ou mestrado em uma area de engenharia de sofware, o que voce acha, continuar numa nova graduação ou ja tentar um MBA em engenria de software?

    • Amelia, tudo bem? Então, é uma decisão difícil e muito importante para a carreira dele. Portanto, é arriscado eu dar uma opinião, pois infelizmente não conheço muito bem o mercado de RI. Entretanto, independente da escolha (Pós ou Graduação), sugiro que antes de qualquer coisa, ele faça cursos livres relacionados a área de TI (online ou presencial). Desta forma, ele consegue conhecer a área de TI antes mesmo de ingressar em uma faculdade ou pós-graduação, onde o investimento é muito maior e, portanto, o risco também. Dê uma olhada em nossos cursos para iniciantes na área de tecnologia, isso com certeza vai ajudar ele e talvez até ajude ele a abrir os olhos quando a uma possível união entre as áreas de: TI e RI.

      Cursos para Iniciantes na área:
      (Plano de Estudos) O Guia do Programador Iniciante!

      Outros materiais que podem ajudar:
      Materiais Gratuitos Becode

      Espero ter ajudado! Continue lendo o nosso blog, é uma honra! ?

  6. Excelente texto, até hoje foi a única orientação sobre área de T.I. que já li, sou formado em Ciências Contábeis, mas tenho uma boa habilidade e facilidade na área de informática, pretendo fazer uma pós para aprimorar conhecimento ou uma faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas, hoje temos que ser criativos e não só programadores.

  7. Na verdade sistemas de Informação terá mais programação que engenharia. A programação da engenharia será assembler e C, coisa pra fazer driver e hardware. Coisas alto nível, como jogo, site e player de musica só com sistemas de informação ou ciencia da computação. Em engenharia não foca em coisa como orientação a objeto etc.

  8. Olá! Estou cursando ensino superior (tecnologo) Gestão da Tecnologia da Informação. Meu maior objetivo é me tornar um professor universitário na área. Quais habilitações ainda precisarei como pós, mestrado e doutorado?..

    • Olá, Marcos! Então, essa é uma pergunta meio difícil porque ainda não cheguei nesse nível, apesar de ser um sonho meu também. Mas então, existem universidades que são mais exigentes que outras. As mais exigentes vão exigir graduação, mestrado e doutorado. Algumas ainda exigem pratica profissional além de tudo isso. Imagina, você precisa ser praticamente um robô! Por outro lado, já vi outras universidades que não exigiram nem a graduação, apenas a experiência profissional. Contudo, se o seu objetivo é ser professor de uma faculdade, sem dúvidas, procure fazer um mestrado e, após, um doutorado sobre o tema que você pretende ser um especialista acadêmico! Foca nisso e, quando possível, faça uns cursos da Becode também hahahah abraços e boa sorte!

  9. Muito legal o seu post, Erick! e o site também é muito legal. Já estou aqui “folheando”.

    Que curso tecnólogo você sugeriria pra começar a entrar no mundo do Big Data e a desenvolver uma carreira nessa área? Sei que não faz parte da ementa dos cursos e tem muitos cursos livres legais – alguns eu já até fiz pq acho uma área adorável – mas gostaria de fazer um tecnólogo pra me direcionar e formalizar meu conhecimento e um tecnólogo já me direcionaria e aprofundaria e também me permitiria colocar a mão na massa em projetos e até mesmo trabalhar direto.

    Obrigado pela tua atenção

    • Thiago, tudo bem? Então, não conheço uma faculdade ou técnico focado só em Big Data. Acho que ainda não existe no Brasil. Talvez fora. .. mas mesmo assim, é algo muito recente. Como o Big Data exige conhecimentos e técnicas avançadas de estatística, acredito que você deve procurar formação em alguma dessas áreas: engenharia, estatística e ciência da computação. Visto que é uma tecnologia muito relacionada a TI, sugiro Ciência da Computação. Mas reforço, o seu curso não será sobre Big Data, você que terá que buscar especialização nisso, mas isso você já está fazendo com os cursos livres. Abraços, espero ter ajudado!

  10. Cara valeu ai, eu estava realmente precisando dessas informações, pois termino o ensino médio esse ano, e ano q vem já vou investir no TI… Embora eu ainda não saiba qual área seguir kkkk, quero uma q me de a possibilidade de trabalhar no estilo home office. Você poderia me dar uma dica? Agradeço desde já

    • José, dê uma olhada nesse infográfico para saber um pouco mais de cada área:

      [Infográfico] Guia com as Principais Áreas do Mercado de TI

      No mais, praticamente todas as áreas da TI te dão a possibilidade de trabalhar home office. Contudo, geralmente, o trabalho home office é ainda mais difícil que o presencial. Isso porque você vai precisar ser extremamente organizado, disciplinado e sempre alcançar as metas, para não passar a impressão que você está “dormindo” em casa, invés de estar trabalhando. Falo isso mais para avisar sobre a real natureza do trabalho home office. Pois muitos pensam que é mais fácil, quando na grande maioria dos casos, não é. hahahaha abraços

      Obs: em breve, acredito que teremos um post exclusivo sobre trabalho home office na TI.

  11. Boa noite,sou empreendedor e hoje tenho uma empresa de rastreamento,entrei nessa área por acaso com um sócio e hj estou sozinho já tem 2 anos de empresa e queria me aprofundar mais,conhecer sistemas ser mais tecnico na hora de vender o produto,estava pensando em gestão em TI o que você sugere,será que é uma boa escolha?

    • Diogo, tudo bem? Acho que esse curso pode ser uma boa escolha. Contudo, como você já é empreendedor e não precisa de um “canudo” para conseguir empregos (por exemplo). Eu aconselharia você a fazer cursos livres mesmo, online ou presencial. É mais barato, pratico e rápido que uma faculdade. A não ser que você precise do título na área, por algum motivo. Abraços, espero ter ajudado! 🙂

  12. Bom dia Erick. Sou advogado e tenho 43 anos de idade. Ocorre que sempre fui curioso na área de tecnologia, não tenho nenhuma formação. As pessoas sempre me dizem para aplicar minhas habilidades nesta área, mas uma coisa é você manusear um computador, smartphone ou até mesmo um programa de computador (sistema de folha de pagamento na época em que trabalhei em Departamento Pessoal) com desenvoltura, outra bem diferente é estudar muita matemática e física (matérias que nunca me dei bem) para aplicar os conhecimentos na prática. Ainda não sei bem onde me encaixo nisso tudo. Pelo que pude entender até agora, a Ciência da Computação é o que mais se aproxima dos meus interesses. Mas como meu tempo é escasso, pensei em fazer algum curso de tecnólogo. Gostaria de saber qual curso você recomendaria e se é viável fazer um curso online ou presencial. Como resido em Curitiba, aceito sugestões de cursos aqui na minha cidade. Obrigado.

  13. texto muito bom! quero tirar umas dúvidas: tenho interesse em entrar na área de T.I. porém não sou um “nerd da computação” sei usar o básico de informática, mas tenho grande facilidade em aprender sobre o assunto (trabalho com gerenciamento do trabalho de médicos em sites de clínicas – e também sou filósofo porém não sou remunerado por isso hehe). Normalmente vejo que as pessoas que entram nesta área já tem uma base de computação (o suficiente para os outros ficarem chamando eles de “hacker” por qualquer besteira) e quero saber se com um conhecimento básico é possível entrar em uma faculdade sem problemas com “desinformação”.
    e já vi vários questionamentos sobre o salário de quem é formado. ouvi dizer que as empresas, em sua maioria, só liga para programação e paga no máximo R$ 1000,00 por mês!. Isto é um fato desta área de trabalho?

  14. Boa tarde. Prezados preciso de uma grande ajuda.
    Trabalho como Analista de Suporte, sou bacharel em Sistema da Informação e tenho certificação em Conceitos e Infraestrutura de Redes. Adora trabalhar com a “mão na massa” e redes se tornou um setor que me familiarizei, por alem de ter a questão de sistema ter principalmente o serviço de passar cabo, mexe com “Router, Switch, Patch Panel, etc”. Tendo em visto esse gosto por esse setor é ai que surge minha dúvida – Qual curso, certificação ou pós que eu devo fazer para ingressar de vez nessa área?
    Amo estudar porem não sei para qual seria o horizonte certo a ser seguido.
    Atenciosamente
    Julio Andrade

    • Olá, Julio, já peço desculpas por antecipação, pois talvez eu não seja a melhor pessoa para te dar um conselho nessa área. Aqui na Becode trabalhamos mais com a parte de desenvolvimento de software e sistemas. A área de redes é um setor que ainda não exploramos como deveríamos. Contudo, pelo relato que você me passou, eu diria para você buscar uma pós-graduação na área, uma vez que você já é formado e possui até uma certa vivência na área. Enquanto estiver na pós, aproveite para “sugar” os professores, com certeza eles terão dicas muito interessantes! Espero ter ajudado um pouco, abraços e boa sorte!

  15. olá, nuca fiz TI ou outras áreas relacionadas, porém sou apaixonado por tecnologia, queria aprender sobre programação tudo mais que a TI proporciona, qual área da TI você recomenda para um inciante?

  16. Olá! Já tenho 36 anos, mas nunca fiz nenhum curso de T.I.. Nesta área, penso em trabalhar como analista de negócios, ou seja, indo até o cliente, entendendo sua necessidade e conseguindo identificar as melhores ferramentas/sistemas para atendê-lo (e se possível superá-las), enfim, levar soluções. Não tenho interesse em ficar programando, mas sim em ter noção de como as linguagens funcionam, os ambientes e afins para poder fazer sugestões assertivas. Entender também sobre a aplicação de ferramentas da qualidade para trazer soluções mais adequadas.
    Enfim, qual o curso em T.I. mais voltado para estas minhas expectativas? Gestão de T.I.? Ou realmente eu tenho que saber programar para isso?

    • Olá, Michelle, acredito que o curso de gestão em TI seja uma boa! Quanto a programar, não é algo vinculado ao cargo de analista de negócios. Contudo, 90% dos analistas de negócios que conheço, possui alguma vivência na área de programação ou em alguma outra área técnica, como a de Testes de Software. Quando digo vivência, falo que são profissionais que, em algum momento de suas carreiras, trabalharam em cargos técnicos, como programadores, testadores, etc. Hoje, provavelmente já não trabalham nessas áreas, mas possuem essa experiência prévia, o que provavelmente ajuda no cargo de analista de negócios. Espero ter ajudado! Abraços!

  17. Tinha uma visão completamente diferente antes de ler seu post, tenho foco em mecatrônica porém meus amigos sempre comentavam sobre a área de TI e realmente é um ambiente interessante de conhecer, obrigado pela dica!!

  18. Olá Erick!
    Minha ideia é daqui a 3 anos eu e minha esposa mudarmos totalmente de vida, atualmente somos empresários na área de transportes, formamos 2 filhos e o caçula esta cursando psicologia, assim que ele terminar o curso, eu e minha esposa vamos nos mudar para o litoral aqui do Paraná, gosto muito da área de hardware, tenho conhecimento básico em montagem e formatação de pcs, pretendo trabalhar na área e por conta na nova etapa de nossas vidas, me indica qual curso ? Sendo que eu prefiro um curso de formação superior à distancia, por atualmente o tempo ser apertado.
    Obrigado.

    • Olá, Emerson! Se você gosta de hardware, seria o 1º item da nossa lista. O curso de Engenharia da Computação 🙂

      Contudo, antes de se comprometer com uma faculdade, sugiro você procurar um curso online, mais curto e mais barato! Infelizmente, na Becode ainda não temos treinamentos focados para a área de hardware. Mas fique a vontade para dar uma olhada em cursos online, vai que você encontra algo que te interesse!

      Abração!

  19. Gostei da explicação. Começo no próximo dia 23 de Agosto Engenharia da Computação. Já trabalho na área de TI e realmente o que conta bastante é a experiencia, porem o diploma e cursos complementares na área ou de idioma ajuda muito na conquista de uma boa vaga no mercado. A 3 anos sou Micro Empreendedor, trabalho prestando suporte em TI a pequenas e médias empresas, porem neste momento vejo oportunidades que posso explorar, por este modo vou iniciar a Faculdade.

  20. Olá! Parabéns pela matéria!
    Resolvi entrar na área de TI. Não tenho conhecimento algum, começarei do zero.
    Iniciei um coaching e me foi orientado a fazer faculdade.
    Conversando com uns amigos da área, todos disseram pra fazer cursos ao invés de faculdade.
    Fiquei muito balançado.
    Tenho 31 anos e penso que a idade já é algo a se pensar…
    Pode me dar sua opinião?
    Obrigado!

    • Nelson, acredito que antes de você entrar em uma faculdade, cursos rápidos e diretos são mais indicados. Como você mesmo falou, você já tem uma certa idade e, provavelmente, uma certa urgência para começar a trabalhar. Não é mais um jovem em busca de seu primeiro estágio, correto? Se esse for o caso, vai pelos seus amigos. Faça alguns cursos até para testar se realmente TI é o que você quer para a sua carreira.

      Imagina só, você se compromete em pagar uma faculdade e você começa a perceber que TI não é algo para ti. Resumindo, minha sugestão é primeiro se testar com cursos online. Veja aqui os nossos cursos voltados para iniciantes:

      Recomendo que faça eles, iniciando pelo curso de Lógica de Programação. Além disso, também dê uma olhada nesse outro post nosso:

      Carreira na TI depois dos 30? Veja 10 dicas para vencer o preconceito!

      Abraços!

  21. Olá Erick, li essa matéria e me entecerei na área de TI, só que tenho 16 anos e não sei por onde começar você poderia me dar alguma sugestão???

    • Victor, é muito normal isso, a área de TI realmente é bem complicado. Mas vamos lá!

      1º – Faça um curso de Lógica de Programação e Algoritmos, assim você aprende a programar. Esse deve ser o primeiro passo.

      2º – Após isso, você pode fazer os demais cursos que fazem parte da nossa trilha de primeiros passos:
      Banco de Dados e MySQL, para aprender a lidar com databases.
      HTML, CSS e JavaScript, para aprender a criar os seus primeiros websites.
      Orientação a Objetos com Java, para aprender o paradigma mais utilizado em programação e já iniciar algum aprendizado em Java.

      3º – Após ter esses 4 cursos iniciais, você já vai ter bastante bagagem para escolher os próximos cursos por conta própria. Como sugestão, você poderia fazer um curso de Python, Ruby on Rails, Java e por aí vai! 🙂

      Espero ter ajudado, Victor.

  22. Olá Erick! Parabéns pelo post, bem claro e direto ao ponto!

    Por favor, poderia sanar uma dúvida? Gostaria de saber sobre Engenharia de Software, é a mesma coisa que desenvolvimento back/front end? É considerado uma engenharia mesmo e qual curso superior habilita alguém a ser engenheiro de software? E qual a diferença dele para uma Ciência da Computação? E o que ele faz?

    • Lidiane, tudo bem? Nossa, são muitas perguntas. Gostaria de responder todas, mas algumas vou ficar te devendo. Então, não sei te dizer quanto a se é considerado uma Engenharia ou não, também vou ficar te devendo quanto a qual curso irá habilitar alguém a ser engenheiro de software, pois acredito que as duas respostas estão interligadas.

      Até porque, ao meu ver, é possível ser um engenheiro de software (ter o cargo) sem ter uma graduação formal. Mas enfim, as formalidades eu deixo com o MEC. Ciência da Computação é um excelente curso para esse fim, acredito que forme “Engenheiros de Software (pensando no cargo)”, mas não pensando no título. Tenho certeza que forma bons profissionais, já quanto as formalidades, vou ficar te devendo a resposta exata. Acredito que para ter o título de engenheiro, o melhor curso seja o de “Engenharia da Computação”. Enfim, o ideal seria perguntar isso direto para a universidade, eles com certeza vão ter a resposta na ponta da língua.

      Quanto a engenharia de software ser back e front-end… Não é só isso. Há também a parte de administração de banco de dados, sistemas, devops, testes e qualidade de software… Enfim, é difícil resumir essa área em apenas back e front.

      Lidiane, mais uma vez, desculpa não ter respondido todas as dúvidas, mas realmente, uma universidade vai te dar respostas melhores do que qualquer coisa que eu fosse falar. No mais, sugiro a leitura desse post aqui, como complemento.

      Abraços!

  23. Erick, que texto formidável!

    Veio em um momento cabal e, vide, os conhecimentos tão bem apontados por ti, gostaria de pedir seu parecer:

    Tenho 26 e gostaria de fazer uma 2ª graduação, dessa vez tecnóloga e que me possibilitasse fazer concursos com bem menos concorrência do que em minha área (Direito), qual dos cursos nessa modalidade, me indicaria como mais interessante para este propósito? Grata e, mais 1x, p/béns [:

    • Ana, tudo bem? Vou ficar te devendo essa informação. A parte de concursos realmente não é o nosso forte ainda. Talvez em um futuro próximo a gente atue de maneira mais focada nessa área. De qualquer forma, agradeço o seu comentário! É sempre bom receber feedbacks como o seu 🙂

      Abração!

    • Olá Rafael, tudo bem? O Sistemas de Informação é um curso mais abrangente e geralmente é oferecido na modalidade de Bacharel. Já, o curso de Sistemas de Informação para Internet é mais focado em desenvolvimento Web e Programação PHP, Java e entre outros. Geralmente oferecido na modalidade tecnólogo. Claro, isso pode variar conforme a faculdade.

  24. e pra atuar na área comercial de tecnologia? que curso recomenda? sou formado em MKT e sempre atuei com tecnologia (telecom, TI e etc). Obrigado.

    • Nesse caso, eu recomendo a prática profissional mesmo. Ou cursos online de curta duração, como os cursos da Becode. Apesar de ter um “canudo” ser excelente para o seu currículo. Na faculdade, muitas vezes, somos obrigados a aprender matérias que nunca são usadas no mercado de trabalho. Infelizmente…

  25. Olá Erick, boa tarde! Gostei muito desse texto que escreveu sobre T.I. Sou uma pessoa surda, tenho vontade de fazer faculdade de Sistemas de Informação, e gostaria de tirar uma dúvida com você sobre trabalhar na área da T. I. Quais áreas o curso pode trabalhar? Estou na dúvida entre Administração e Sistemas de informação. Sistemas de informação é valorizada? Não tenho experiência nem trabalho na área. Sei mexer no computador, nos programas da tela…

    Obrigado!

    Abraços

    • Olá, Allan, tudo bem? Então, a TI costuma ser um mercado que acolhe bem. Portanto, acredito que você não terá dificuldades de ingressar no setor. Pelo que vi pela sua escrita, você deve conseguir lidar bem com os softwares. Talvez, a única dificuldade que você encontre é em ter colegas que se comuniquem em libras. Entretanto, empresas maiores estão mais preparadas nesse quesito. Algumas até disponibilizam esse tipo de treinamento para sua equipe. Já, quanto as faculdades, todas são valorizadas. Contudo, o diferencial do profissional sempre estará na prática e experiência profissional adquirida em trabalhos anteriores e treinamentos como os da Becode. Se você ainda não tem experiência, recomendo que você comece alguns treinamentos na área e até busque um primeiro emprego, em um cargo iniciante. Na Becode ainda não temos cursos com legendas, mas é um projeto nosso que já está em andamento. Portanto, acredito que até o final do ano já teremos um ou dois cursos legendados para te oferecer. No mais, recomendo que você fale com o pessoal da Egalitê. Eles provavelmente vão te ajudar a arranjar um trabalho na área. Abração e boa sorte na área!

  26. Obrigado pela dica, tenho 44 anos e sou formado em contabilidade. Quero virar o jogo, preciso mudar de profissão, atualmente estou fazendo um de Técnico em Mecatrónica , vc acha que ainda tenho idade para fazer curso de Engenharia e quando me formar ter mercado de trabalho pra mim?

    • Olá, Ricardo, tudo bem? Então, Mecatrônica foge um pouco da nossa área de conhecimento. Aqui na Becode, somos especializados em TI, mais voltado para a área de desenvolvimento. Pelo que sei, Mecatrônica até envolve TI, mas também outras áreas, como: engenharia, eletrônica e mecânica. Portanto, não tenho muito como te falar sobre o mercado de trabalho dessa área. Entretanto, nunca espere pela formação para procurar vagas. O ideal é procurar emprego enquanto você está cursando o seu técnico. Isso porque, hoje em dia, as empresas estão preocupadas com a experiência profissional e não tanto com a formação. Pelo menos no mercado de TI eu vejo assim. Curso superior é importante sim, mas o mais importante é a experiência e o saber fazer! Já, quanto a sua idade, qualquer mudança de profissão pode ser considerada arriscada. Em outras palavras, você terá que recomeçar do zero. Isso significa mais dificuldade de emprego no início e salários menores. Contudo, não é impossível, mas essa deve ser uma decisão completamente sua. Bom, espero ter ajudado um pouco! Abração, Ricardo e boa sorte!

  27. Olá Erick, parabéns pelo artigo era exatamente o que eu estava procurando, estou no ultimo semestre de ciências contábeis e trabalho na área contábil de uma empresa de desenvovimento de softwares, então quero me aventurar nesta área, gostaria de saber você conhece os cursos na área de REQUISITOS? já me falaram diversas vezes para fazer uma pós nesta área já que tenho conhecimento gerencial da empresa e trabalho com sistema ERP “SAP”. O que você acha ? Ou seria melhor fazer uma graduação em algum curso da área de TI citados acima para me aprofundar ?

    • Erika, opte pelos cursos! A graduação, muito provavelmente, não irá te ensinar sobre requisitos. Isso porque, infelizmente, o nosso MEC (quem dita as regras da nossa educação) é muito lerdo e o mercado de TI é muito dinâmico. Em outras palavras, a nossa educação formal não acompanha as novidades do mercado. E sim, acredito que os conselhos que recebestes estão CERTÍSSIMOS! Persiga essa carreira. Persiga essa carreira, busque por cursos na área de Análise de Negócios, Requisitos, Scrum, Gerência de Projetos PMI, enfim… Além disso, o mercado SAP tende a pagar muito bem os seus profissionais! Sucesso, Erika. Abraços!

  28. Olá, qual curso seria o ideal para entrar numa empresa como programador na área de Jogos Digitais\Game Designer??
    Para fazer Jogos e aplicativos para dispositivos móveis, tablets…..

    • Júlio, tudo bem? Então, nos cursos acima, você verá tópicos mais relacionados a área de TI: o básico de programação, de banco de dados, sistemas e por aí vai. Ao meu ver, você tem duas opções:

      1- Escolher um dos cursos acima, focado em programação (os primeiros da lista), e aliar esse conhecimento com cursos online e presenciais sobre a área de jogos.
      2- Procurar uma graduação que irá focar em “Jogos Digitais”, sim, já existem. Fazer uma graduação de Jogos + cursos online e presenciais para reforçar o aprendizado da faculdade.

      As duas opções são excelentes. O importante é não depender apenas do ensino formal (faculdade). É muito importante na área de TI, saber complementar os conhecimentos da faculdade que, por vezes, são insuficientes para entrar no mercado de trabalho. Abraços, espero ter ajudado!

  29. Vou me formar em matemática aplicada e computacional com habilitação em mecatrônica e sistemas mecânicos. Que pós o senhor me recomendaria para ter mais chances de ingressar no mercado de TI? Acho que uma sólida formação matemática pode ser de grande ajuda. Existe alguma área em TI que valorize mais essa formação acadêmica?

    • Bruno, você é um cara de sorte! Recentemente, a profissão que está mais em alta no mercado de TI no mundo é a do Cientista de Dados que, a grosso modo, é a união da área de desenvolvimento de software com os algoritmos matemáticos e estatísticos. Portanto, a minha dica é: procure se informar sobre essa área. Leia artigos sobre ciência de dados e machine learning (ML). Como recomendação inicial, segue o nosso artigo sobre o assunto.

      Esperamos que você goste. Abraços e sucesso!

  30. Ola Erick, queri lhe pedir um conselho! No momento eu moro na Inglaterra, e percebi que aqui a muita procura na area de T.I, e quero agarrar essa oportunidade. Minha duvida e por onde comecar? Voce indica algum curso a distancia no Brasil, que mostre como e o T.I. Porque eu sei que a varias areas e eu estou perdida nelas, queria fazer um curso que mostre isso, ae eu vejo qual area eu me interesso pra focar nessa area. Fico no aguardo da resposta. Fico no aguardo

  31. Oi meu esposo esta trabalhando em um supermercado com ti mas ele só possui curso na area tipo curso de hardware e etc.
    Pediram pra ele fazer uma faculdade mas qual curso superior escolher pra quem trabalha num ti de supermercado?? :O

    • Nayane, tudo bem? Então, essa é uma dúvida muito especifica. Acredito que não haja uma resposta para isso, os cursos não são focados em setores da economia, mas em áreas da TI (Desenvolvimento, Sistemas, Gestão e por ai vai). Para cursos que não focam tanto em Hardwares, sugiro Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desculpe não poder te dar uma resposta tão simples. Abraços, espero ter ajudado!

  32. É bom o acadêmico se preparar muito bem para a área, principalmente na lógica de programação (coração da informática), senão será vítima de piadinhas e deboches….

  33. Você não citou o curso tecnologo Sistemas para Internet, é um curso meio recente gostaria de saber se é um bom curso de T.I, estou pensando em fazer

    • Olá Guilherme, tudo bem? Então, eu não conheço a fundo esse curso para te passar uma opinião, recomendo você entrar em contato com algumas instituições de ensino superior. Com certeza elas irão te ajudar. Abraços!

  34. Boa noite Erick, sou formado em Gestão Comercial e gostaria de saber se é possível fazer alguma pós em TI e atuar no setor, se sim você poderia indicar algumas?

    • Luciano, possível é! Mas não quer dizer que vai ser uma migração fácil. Antes de se matricular em qualquer pós-graduação e se comprometer com uma mensalidade bem salgada, recomendo que você faça cursos livres como os nossos. Assim você irá ver se você leva jeito para o setor de tecnologia e já irá poder ir realizando a sua migração de área. E o melhor! Nossos cursos são muito acessíveis 🙂

      Dê uma olhada nesse post que serve como guia de como começar.

      – [Plano de Estudos] Guia para Iniciantes na TI

      Abraços!

  35. Estou querendo fazer tecnologo em TI, mas não quero trabalhar nas empresas de iniciativa privada, o meu foco é órgãos públicos, por aí… o que vc me diz?

  36. Parabéns Erick !
    Ótimo post, bem detalhado, comparativo e objetivo com o que o mercado de TI vive hoje.

    Normalmente eu não mando reply em posts, mas vi alguns comentários bem desnecessários e achei que você merecia um feedback positivo.

    Bom trabalho.

  37. Erick boa noite mi chamo James,tenho 21 anos,to concluindo tecnico em enfermagem,mas gostaria de fazer um tecnologo qual vc mi indicaria assim diretamente cm menor tempo de duraçao? pois mi falaram q este de TI ganha bem,a depender da aréa vrd??? q é o q eu almejo. más além disso sonho em passar pra concursos em cargos publicos sabe? PRF,PF,INSS,BB,IBAMA,TJ,TRE, etc ou ate msm da propia area. pfv te peço encarecidamente amigo mi de uma ajuda e uma posiçao a respeito do msm pfv?…….. desde ja te agradeço encarecidamente. e sucesso em sua jornada Erick.

    • James, tudo bem? Trocar enfermagem por TI é uma mudança bem drástica. Recomendo que você, primeiro, faça cursos online. Assim você vê se TI é para você mesmo.

      Quanto a concursos públicos pra área. Infelizmente, não conheço muito sobre… Vou ficar te devendo essa.

  38. Belo trabalho Erick. Em relação a engenharia de software? Como ela se enquadra nesse cenário? É uma boa opção? Estou pensando em cursar, mas estou cheio de dúvidas

  39. Olá!
    Adorei o artigo!
    Planejo ir para Portugal!
    Qual o curso em TI seria melhor aproveitado lá? Eu teria que fazer um outro curso lá ou poderia me inserir ni mercado de trabalho com a formação adquirida no Brasil?
    Obg.
    Eleonora

    • Eleonora, tudo bem? Essa resposta eu vou ficar te devendo. Sugiro você tentar comparar os currículos das universidades e cursos daqui, com os cursos de lá. Por outro lado, você pode pensar de outra forma: “O que você quer ser?” Uma desenvolvedora? uma DBA? Testadora? Gestora de equipes de TI? Enfim… Pensando dessa forma, talvez facilite a sua decisão.

  40. OLA BOM DIA .. O ARTIGO E BEM IFORMATIVO… tenho duvidas que se você puder me ajudar. Comecei faculdade em ciências da computação só que ainda não comclui, por falta de recursos…. eu queria um curso rapido que eu possa trabalhar nessa area pra assim poder terminar minha graduação… que curso o senhor me recomenda?

    • Cristhian, tudo bem? Então, não existe bala de prata. Em outras palavras, não existe um curso só que vai te dar a formação completa. Contudo, acredito que com uns 5-6 cursos, mais muita pratica e vontade de aprender, você já consegue estabelecer uma excelente base de conhecimento e começar a se candidatar a vagas juniores ou trabalhos freelancers.

      Quanto a faculdade, realmente, é muito caro e muitas vezes não vai te dar o que o mercado de trabalho está pedindo. É importante? É, mas você também precisa buscar outros conhecimentos. Nesse post aqui, vou te dizer o passo a passo que você deve seguir para iniciar na área como um desenvolvedor. O que achas?

      Abração, espero ter ajudado!

  41. Olá, boa tarde, sou formado em administração e quero partir para a área de TI, qual os passos que devo seguir, atualmente estou desempregado e gostaria de saber qual seria a melhor área no atual momento do país???

    • Alexandre, tudo bem? Curiosamente a minha formação também é ADM. Mas então, dê uma olhada nesse post, onde eu falo exatamente sobre esse passo a passo para iniciantes na área.

      Quanto a sua dúvida quanto a melhor área da TI, essa pergunta é bem difícil de responder. Vou citar algumas áreas que acredito que estão em alta e, na minha opinião, continuaram em alta 🙂

      – Desenvolvedor Back-end, Front-end, Mobile, DevOps ou Full-Stack (Todos esses estão em alta e são tendências)
      – Testador de Software
      – Especialista em Linux e Cloud Computing
      – Cientista de Dados
      – DBAs

      Listei apenas as profissões técnicas, deixando os cargos de gestão de lado. Espero não ter esquecido nada, mas se você quiser um material complementar sobre o assunto, sugiro olhar o nosso infográfico.

      Abração!

  42. Erick, boa tarde!

    Trabalho hoje como Analista de Logística II, e queria saber com você sobre a área de TI, tenho muito interesse em fazer está área. O que eu preciso saber é o que ela poderia está me ajudando profissionalmente na área que eu trabalho hoje?

    • Michael, tudo bem? Então, eu teria que conhecer mais sobre a sua área para responder essa pergunta. Infelizmente, logística não é o meu forte. De qualquer forma, a tecnologia sempre vai ser útil para ajudar praticamente todas as áreas através de softwares e sistemas de qualidade. Contudo, nesse caso, você seria um usuário de tecnologia e não uma pessoa formada na área.

  43. Boa tarde Erick,

    Me formei em Administração de Empresas e a 3 anos venho desenvolvendo trabalho como PMO em uma empresa de TI.

    Gostaria de me aventurar em gestão de projetos e poder entrar mais no front-office. Porém não tenho base tecnica para participar de debates e negociações com o cliente.

    O que você recomenda para o meu caso?
    *Atuo com vários tipos de projeto para diversos clientes, não atuo em contratos com um escopo específico.
    Ou seja, gostaria de base técnica.

    • Caio, no seu caso, uma formação superior talvez não seja o ideal. Eu acredito que só com a prática profissional e colocando a cara a tapa mesmo para aprender a falar a mesma linguagem do público técnico ou com o seu cliente.

      Você pode tentar cursos online também, que são mais curtos e baratos. Procure por cursos sobre análise de negócios e requisitos de sistema. Espero ter ajudado um pouco.

  44. Boa tarde

    Tenho interesse em fazer analista de informática da receita federal futuramente,
    portanto qual o tecnólogo seria mais útil, com as matérias específicas, que mais se encaixaria no que o cargo pede que você sugere.

    Tecnólogo de:
    Análise e desenvolvimento de sistemas
    Tecnologia da informação
    Rede de computadores

    ou qualquer um. obrigado.

  45. Bom dia, estou interessado em fazer TI porém tenho alguns receios, tenho 34 anos e sou de uma área totalmente diferente, somando com o tempo da faculdade estarei com 40 no término do curso, isso não dificultaria na busca por empregos?

  46. Olá Erick, meus parabéns pelo belo trabalho que vem fazendo não só pela Be code, mas sim orientando o pessoal que passa por aqui.
    Enfim chegou minha hora, preciso de uma opinião. Sou técnico em eletroeletrônica e trabalho dentro de um ambiente de data center com missão critica, mas minha parte não é a programação em si que leva nos racks. Tenho noções básicas que já tive em alguns projetos meus e durante o ensino que aprendi algumas linguagens de programação desde assembly a C+.
    Meu foco agora é o superior, com alguns cursos a parte, porem tive a recaída pela mudança na área, aparentemente gosto da Eng. da computação mas tenho a impressão que ciência da computação tenha mais chances em mercado.
    Me indicaria um tecnologo? ou posso correr para engenharia que ainda posso ver tanto hardware quanto programação?

    • Paulo, não tenho como te confirmar, mas sim! Acredito que ciência da computação tem mais mercado. Pense comigo: qualquer empresa pode desenvolver aplicações e criar um negócio a partir disso. Agora, para você ter um hardware já são outros quinhentos. Em outras palavras, existe mais demanda por desenvolvimento de software. Se você gosta de hardware, sugiro que você faça Engenharia de Computação e complemente seus estudos com cursos livres de mercado, bons e baratos para a área de programação. O que achas? Espero ter ajudado 🙂

  47. Olá Erick, tudo bem ? Meu nome é André, estou acabando a faculdade de administração até o final de ano. Tenho experiência em sistema ERP (JD Edwards – ORACLE) como usuário. Infelizmente me encontro meio perdido no que fazer, agora que estou terminando a faculdade, mas vejo com bons olhos esta área de ERPs, andei lendo sobre o assunto e acho que talvez seja a melhor maneira de eu entrar na área de TI e Tecnologia vinculada ao meu curso de Adm.

    Mas como eu poderia iniciar este caminho ? Que cursos eu poderia fazer ? Seja desde “cursinhos” on-line à cursos mais elaborados que possam me ajudar a conseguir entrar neste mercado de trabalho.

    Parabéns pelo site e pela atenção dada as pessoas nos comentários, visto que o posto é antigo e você ainda responde, me encorajou a lhe fazer estas perguntas por aqui.

    Agradeço desde já. Tudo de bom e Deus lhe abençoe em sua jornada.

    • André, tudo bem? Claro que respondo! 😀

      Mas então, a área de ERP é um pouco desconhecida para mim. Não sei o que as empresas andam pedindo para os candidatos. Além disso, fiquei com uma dúvida. Você quer atuar como um desenvolvedor de software focado em ERPs ou queres atuar como um analista de negócios, analista de requisitos que atue em conjunto com desenvolvedores de software?

  48. Boa tarde… Minha dúvida é a seguinte… vou começar uma faculdade de Analise e desenvolvimento de sistemas na semana que vem…. gostaria de saber se tenho que saber programar? se já tenho que entrar com uma base ou posso ser leigo no assunto? Desde já agradeço!

  49. Olá Erick! Estou no terceiro ano do ensino médio e penso em fazer um curso na área de tecnologia para poder trabalhar com AI e machine learning. Vc teria algumas dicas a respeito do mercado de trabalho no Brasil, se realmente vale a pena fazer um curso e qual curso seria o melhor para se fazer? Agradeço desde já!

    • Gustavo, a área de Machine Learning está MUITO em alta! Vá fundo, as empresas estão “brigando” por bons profissionais nessa área. Infelizmente, acredito que não haja uma faculdade aqui no Brasil com foco nessa modalidade. De qualquer forma, recomendo um curso normal, como ciência da computação, e depois procure um curso online sobre o assunto. Esse aqui, por exemplo, é uma ótima pedida. Abraços, espero ter ajudado. Sucesso!

  50. Erick,

    Acha possível uma pessoa totalmente leiga com tecnologias, apreender conhecimentos em TI e desenvolver a prática para o mercado de trabalho? Sou graduado em Direito e meus conhecimentos até então são limitados à área e outros no setor administrativo. Porém, o mercado está muito voltado ao mundo digital. Quais cursos aconselha para grandes empresas? O tecnólogo é viável para alguém sem conhecimentos?

    Obrigado!

    • Marcelo, tudo bem? Para trabalhar na área de TI você não precisa nascer sabendo, claro que, se você já tem uma facilidade com tecnologia, a tendência de que você vá se dar bem com programação e áreas afins será muito maior. Eu não entendi muito bem a sua pergunta. Você quer aprender TI para trabalhar na área ou para aprender a lidar com o mundo digital, softwares e tecnologias emergentes? No primeiro caso, você seria um desenvolvedor ou algo do tipo; no segundo caso, você seria um usuário de tecnologia. Fico no seu aguardo. Abraços!

  51. Erick, tenho pesquisado bastante sobre o assunto no Youtube e no Google sobre esse tema (por isso vim parar aqui, rs), durante a minha adolescência fiz dois cursos de Montagem e Manutenção de Micro e desenvolvi um gosto muito grande por hardwares de computador e similares, como smartphones, tablets, consoles e etc; e também gosto muito de redes tbm, me interessa muito o lado de cabeamento estruturado, servidores e etc; hoje procuro me atualizar da maneira que posso vendo vídeos todos os dias no Youtube, porém sempre busquei o curso superior que fosse me dar continuação direta do que já aprendi. Gostaria de saber se vc me indica msm o curso de Engenharia da Computação, se vou continuar aprendendo tudo isso nesse curso msm ou se é melhor escolher outro caminho, visando o fato que gosto desses dois segmentos. Tenho hoje 25 anos e queria saber de vc tbm quais são minhas chances entrando no mercado de TI com essa idade, já trabalhei apenas com Call Center de provedor de banda larga, com suporte sistêmico interno pra técnicos de rede da empresa, mas não com experiência direta na área de TI. Abraços.

    • Vando, tudo bem? A faculdade é excelente para começar um estágio e, no caso, você ainda é novo. Não vejo problemas quanto a isso. Quanto ao curso, acho que no seu caso, Engenharia de Software seria o mais indicado, pois é o que vai lidar mais com a parte de hardware. Quanto a parte de redes, sugiro que você busque por cursos online para complementar o conhecimento. Dê uma olhada aqui.

      Cursos de Hardware e Redes

      Nesse link tem cursos baratos e para ambas as áreas. Espero ter ajudado, abraços!

  52. Boa noite xará rsrs
    Primeiramente ótimo post, esclareceu um pouco a dúvida que tenho sobre a área de TI. E gostaria de uma dica sua também. Sou formado Técnico em Automação Industrial, mas apaixonado por tecnologia sempre quis fazer alguma coisa relacionado a TI, já fiz alguns cursos livre, aleatórios como: computação gráfica, informatica básico/avançado, básico em programação C, montagem e manutenção… e por ai vai rs. Entendo que todos esses cursos ainda não me dão o peso necessário no currículo que preciso para ingressar na área de TI e por isso preciso iniciar uma graduação o mais breve possível. Desde já agradeço pela ajuda. Abraço

  53. olá. tudo bom.
    gostei do tópico parabens.
    tenho uma pergunta para fazer, queria uma opniao sua como profissional.

    hoje mesmo parei para pensar que…essa area de ( internet) em si, é o futuro…sobre tbm empregabilidade.
    fiquei pensando em fazer um curso superior relacionado na area.
    mais mesmo lendo e nao tendo um conheicmento a pá queria uma sugestao.

    qual curso me recomendaria a fazer? que nao tenha em si as seguintes açoes na qual nao penso em fazer como rotina de trabalho que seria ( criar sites, nessa parte de criaçao como paginas para internet)
    gosto muito da parte de tipo, gestao da coisa, ir e fazer , tentar solucionar alguma coisa, onde eu tenha que ficar no caso so monitorando algo.

    qual me indicaria? peço sua ajuda.
    obrigado

    • Abimael, os cursos superiores de TI vão te dar uma noção básica do todo, portanto, você irá ver um pouco de tudo, inclusive sobre práticas de desenvolvimento de software e sites. Após a faculdade, procure se especializar em uma área de preferência. Sugiro Administração de Banco de Dados, Sistemas ou Redes, visto que não gostas de desenvolvimento. Abraços!

  54. Olá Erick, beleza ? Então…Eu sempre tive muita afinidade com a área de computação e games porém tive a péssima ideia de cursar engenharia civil e ambiental e estou odiando kkk simplesmente não é pra mim…Agora que estou decidido a trocar de curso me perdi na escolha do próximo, eu gostaria de fazer algo na área que tenho mais afinidade que é a computação pra poder começar e me estabilizar e então fazer na área que mais gosto que é games. Quais cursos você me indicaria? Que achas que pode me ajudar nesse segundo objetivo tbm que é games… Ah e na área da computação gostaria de saber qual curso também oferece segurança digital que é algo que me interessa pois também está em alta no mercado de trabalho. Obrigado pela atenção, aguardo sua resposta!

  55. Ola Erick, sai do ensino medio sem nenhum tecnico e fui direto para o exercito, servi meu periodo obrigatório e estou com 19 anos e estou preocupado com minha carreira. Estava pesquisando sobre cursos superios e me interessei muito pela área de TI principamente pela parte que envolve Programação, e estou na muito na duvida entre Ciências da Computação ou Tecnologo em Analise de Deselvolvimento de Sistema, o que me indicaria?

  56. boa tarde, gostei muito da matéria, mas gostaria de tirar umas duvidas restantes. Então… estava cursando engenharia de produção durante dois anos, no entanto não me dei bem com a faculdade e decidi trancar durante 6 meses até me decidir sobre o que fazer, fazendo minhas pesquisas eu me identifiquei com a área de TI, mas também não quero perder os dois anos que fiz de faculdade, então decidi fazer adm pois consigo cortar algumas matérias que fiz em engenharia e assim não perderei 2 anos de faculdade. Gostaria de saber se da pra conciliar a faculdade de adm com a área de TI, pois como você disse na matéria acima, mesmo que não goste de fazer ensino superior, hoje em dia é algo essencial para se ter no currículo. e paralelo a faculdade eu faria os cursos básicos da área de Ti, acha viável?

    • Lucas, viável é, depende só de como você irá se adaptar de ambas as áreas do conhecimento. Conheço alguns administradores programadores e o que eles possuem em comum? São empreendedores da área de TI. Em outras palavras, usaram seus conhecimentos em Administração e Marketing para criar empresas de sucesso usando TI. Isso acontece porque o mercado de TI abre muito o campo de visão e o administrador, com esse poder, começa a enxergar oportunidade aonde a maior das pessoas não vê. Empreendedorismo é uma coisa que te agrada? Se sim, sua estratégia é interessante. Quanto ao seu plano: faculdade de administração + cursos livres de TI, acho que é uma boa. Faça os cursos de TI conosco hein. Abraços!

  57. Boa tarde!! Meu filho está com dezessete anos, e com uma dúvida terrível, Qual carreira seguir. Já fez vários cursos de TI, sabe que essa é a área, mas, qual? Ciência da computação, engenharia da computação, sistema de informação e análise e desenvolvimento de sistema. Qual desses cursos fazer? Ele me diz assim: ” eu quero é trabalhar com software desenvolver e programar” . Qual o curso de graduação apropriado pro que ele quer? Pode me ajudar? Estou tentando ajuda-lo também. Obrigada!

    • Francinete, os 4 primeiros cursos da lista serviriam para esse descrição. Contudo, existem diferenças sutis entre cada curso. Sugiro que você faça uma pesquisa com as principais faculdades da sua região e, claro, envolva ele nesse processo. Com o seu auxilio, a opinião dele é vital. Abraços!

  58. olá ! vou completar meu ensino médio esse ano , porém não sei qual faculdade cursar .
    achei os cursos de sistemas de informação muito show , eo analise de desenvolvimento muito show , como eu queria ingressar na area de TI porém nao manjo muito de pc pois nao tive muita oportunidade de aprender , qual vc me indicaria para começar ou me diz qual exige menos conhecimento em pc

    vlwwwsssss!!!1

  59. Boa tarde Erick.

    Sou formada em Contabilidade com um MBA em Contabilidade e Direito Tributário com ênfase na Gestão Do Risco Fiscal, e estou pensando em fazer um curso de TI a distância, para ter mais facilidade pra trabalhar com os Sped´s que o governo vem impondo as empresas, e de repente abrir meu próprio negócio focando nessas obrigações digitais. Penso em fazer uma faculdade virtual, acha válido?

    • Ana, tudo bem? A combinação SPED + TI é excelente. Inclusive, no momento que tudo isso “surgiu”, conheci alguns profissionais que apostaram nessa combinação e hoje estão colhendo bons frutos desse esforço. Claro que agora já passou um pouco o “hype”, mas ainda assim, acho uma combinação bem válida. Quanto a faculdade virtual, acho que sim, como é um complemento, não tem porque fazer uma nova faculdade presencial. Só peço que tente complementar os conhecimentos com cursos online. Isso vai te faciltiar muito. Abraços!

  60. Bom dia Erick
    Tenho curso técnico em Redes de Computadores e também em informatica,estou querendo cursar Engenharia da Computação,mas queria saber se Engenharia da Computação pode atuar como analista de Ti. ??

    Abraço!!

  61. olá, estou pesquisando mais a fundo sobre o curso tecnólogo de gestão em TI, porém, tenho algumas duvidas que me deixam um pouco inseguro para ingressar no curso:
    1- não sou exatamente um “nerd da informática” rsrsr, sei o básico, mas gosto muito de tecnologia e tenho facilidade em aprender.
    2- com relação ao curso, vejo que a opção EAD é bem mais acessível (financeiramente) que presencial, e gostaria de saber se isso interfere de alguma forma tanto na aprendizagem durante o curso e no mercado de trabalho.Se é mais vantajoso fazer EAD ou presencial mesmo.

  62. Olá Erick,

    Estou começando meu doutorado em astronomia agora, mas com a atual perspectiva sobre bolsas, estou já pensando seriamente em mudar para a área de TI. Já tenho experiência com programação em Python, do tempo da graduação e do mestrado, mas sinto que ainda tenho que aprender mais conteúdo, como HTML+CSS, PHP, JS, SQL e outras linguagens para começar a trabalhar como freelancer em desenvolvimento web em startups talvez. Você acha que apenas estudando essas outras linguagens por conta própria já seria o suficiente para eu começar a trabalhar nessa área? Ou eu teria que, necessariamente, fazer um desses cursos de graduação que você mencionou?

    Obrigado.

    • Rafael,

      devido a sua extensa experiência acadêmica indico você a despender esforços no estudo das linguagens que você descreveu. Há muitos programadores atuando sem curso superior.
      Formei em SI em dezembro do ano passado, fiz dois estágios em desenvolvimento web com ASP NET MVC e estou há dois meses numa fábrica de software, por onde passei eu percebi que a exigência de uma graduação não é tão forte quanto em áreas nas engenharias ou Direito.

      Uma dúvida: por que deixar astronomia? Me parece uma área impressionante.

      Abraços.

      • Entendi. Vou seguir nesse caminho então. Tem um amigo meu que fez isso, mas ele se tocou antes e já está há 1 ano nisso e, agora, trabalhando como full stack web developer numa startup pequena. Penso em fazer alguns cursos rápidos, tipo os da impacta ou algo assim.

        Sim, realmente, astronomia e ciência em geral é muito interessante, mas extremamente desvalorizada pelo governo e que depende inteiramente dele. Por isso resolvi sair enquanto ainda dava tempo.

        Valeu.

  63. Boa noite
    Primeiramente queria parabenizar vc pelo artigo acima esse site tem me esclarecido muitas dúvidas.
    Trabalho na área de vendas e ultimamente venho me interessando em cursar uma faculdade na área de TI mas estou completamente perdida em qual faculdade fazer
    Por isso gostaria de uma dica sua, eu quero uma faculdade que seja mas voltada a programação que eu ponha a mão na massa e não fique só no superficial. Qual faculdade vc me indicaria ? Lembrando que sou totalmente leiga em programação.

  64. Bom dia.
    Queria uma ajuda sua, a área de informática é a que mais me interessa, só que não sei por onde começar. Queria saber se um curso técnico em TI é uma boa opção pra quem quer iniciar nessa área. Se não, que curso você me indicaria nessa fase inicial.
    Desde já agradeço e bom dia.

  65. ola boa tarde to meio que com duvida em que area de TI eu devo atua amo a tecnologia mas quero fazer um dos cursos que eu nao demore muito para trabalha e que o custo do salario seja um bom salario esse é o meu zap 071981385067 tenho mas duvidas quem puder mim add por des de ja grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

Comentários

[Infográfico] Guia com as Principais Áreas do Mercado de TI

[Infográfico] Guia com as Principais Áreas do Mercado de TI

Conheça as 5 principais ferramentas para construir diagramas ER

Diagramas ER: conheça as ferramentas que irão facilitar a sua vida!