Que a linguagem Python tem ganhado um enorme destaque nos últimos anos ninguém discute. Isso é um fato! Contudo, o que fez essa linguagem ter essa ascensão meteórica? Qual característica? Bom, se eu tivesse que creditar a ascensão da tecnologia a apenas um único fator, eu diria: simplicidade!
Dentre todas as características dessa linguagem de programação, sem sombra de dúvidas, a simplicidade é a que mais chama a atenção. Basta você tê-la instalado em seu sistema e chamá-la no console que já pode sair usando!
Python nasceu com esse objetivo: ser simples, acessível e fácil de usar. Entretanto, não podemos atribuir o sucesso da linguagem a um único fator. A tecnologia é muito mais que simplicidade. Estamos falando de uma linguagem incrível e que veio para ficar!
Se você estava procurando motivos para começar a aprender Python, continue lendo! Após esse artigo, você entenderá de uma vez por todas porque Python é uma linguagem tão espetacular!
Um breve histórico
A implementação dessa linguagem teve início em dezembro de 1989 por Guido van Rossum. Porém, somente no início de 1991 teve a primeira versão pública (0.9.0). Já em outubro de 2000, a versão 2.0 foi anunciada e, em dezembro de 2008, a versão 3.0 que contemplava grandes mudanças internas.
Devido a sua incompatibilidade com a versão anterior, a linha de desenvolvimento 3.0 teve diversos lançamentos em paralelo. Até que finalmente, houve a comunicação oficial do fim do desenvolvimento do versão 2, em 2010, quando foi anunciado a versão 2.7.
Assim, hoje em dia, você pode utilizar qualquer uma das duas versões disponíveis, a Python 2.7 ou a versão 3. Tudo depende do que você quer fazer. Então lembre-se sempre de verificar a versão oficialmente suportada pela sua distribuição Linux, Windous ou Mac OS, já que muitas destas ainda usam a versão 2 como oficial.
Principais Características
“Tá, mas o que o Python tem de tão especial?”
Veja abaixo uma pequena lista com as características que fazem dessa tecnologia uma das mais interessantes linguagens de programação do mercado atual de desenvolvimento:
- Interoperabilidade (comunica-se de forma transparente com outros sistemas ou linguagens)
- Multiplataforma (pode ser utilizada em sistemas Linux, Mac OS ou Windows)
- Robustez (o tópico “Aplicações da Linguagem” é focado nessa característica)
- Velocidade de aprendizado (como o tópico a seguir já diz, é perfeita para iniciantes em programação)
- Simplicidade (já falamos sobre a simplicidade do Python, certo?)
A seguir, veremos com mais detalhes alguns dos pontos citados acima.
Perfeita para Iniciantes
Aí você pode perguntar:
“…mas porque ela é tão simples e fácil de usar?”
A resposta é simples: porque ela foi pensada para isso!
- Trata-se de uma linguagem de alto nível (entenda a diferença de alto ou baixo nível aqui)
- Planejada para ser produtiva e de fácil entendimento
- Reduz a utilização de caracteres especiais (vírgula, dois pontos, ponto e vírgula, sinal de igual, chaves, etc)
- Possibilita que você determine uma sequência e monte uma lista com apenas uma linha de código
Por ter uma sintaxe clara e direta, Python permite que você fique mais tempo desenvolvendo, focado em lógica de programação e em resolver problemas de programação. E não preocupado com especifidades da linguagem de programação. Até, por essa característica, que a tecnologia foi selecionado como a principal linguagem de programação do Raspbian!
Raspbian?
O Raspbian é o sistema operacional embarcado para o Raspberry Pi, um computador cujo hardware é integrado em uma única placa do tamanho de um cartão de crédito (imagem acima). Desenvolvido no Reino Unido, pela Fundação Raspberry Pi, possui o objetivo de ser usado por crianças de todo o mundo para ensinar sobre o mundo dos computadores, como manipular o mundo eletrônico, como programar, etc.
Fácil de aprender?
Sim, é! Claro, sem desmerecer a profissão. Programar é algo que exige anos de prática para chegar a perfeição. Contudo, por toda a filosofia que contempla o mundo Python, a curva de aprendizado de um programador iniciante em Python é muito mais rápida do que um programador iniciante em C, por exemplo.
Em outras palavras, um programador iniciante em Python, em pouco tempo já conseguirá desenvolver o seu primeiro programa. De forma mais rápida que o programador em C, devido à complexidade envolvida no segundo caso.
Que fique bem claro! Em nenhum momento estou dizendo que Python é melhor que C!
Enfim, Python é perfeito para aprender a programar! Até por isso, como comentado antes, é a principal escolha para soluções pedagógicas que visam ensinar programação. Como o Raspbian e Scratch, jogo desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten, no Media Lab do MIT, que como o próprio site diz:
Ajuda jovens a aprender a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente — habilidades essenciais para a vida no século XXI.
E claro, nós, como escola de cursos online, não poderíamos deixar de ter um curso dessa tecnologia, certo? Sim, a Becode também tem um treinamento focado em ensinar Python para Iniciantes. Para conferir o treinamento, é só clicar aqui.
Aplicações da Linguagem
Sim, é uma linguagem extremamente simples, fácil de usar e aprender, mas não se engane! Apesar disso, Python também é uma linguagem extremamente robusta e utilizada nas mais diversas soluções:
- Back-end de sistemas web, CRMs e ERPs
- Pesadas simulações de engenharia
- Processamento pesado de efeitos especiais de filmes
- Soluções de análise de dados (data analytics)
- Aprendizado de máquina (machine learning – ML)
Exemplo?
O Spotify! Não conhece? Então, conheça! Vale a pena e você ainda vai ver uma excelente aplicação da linguagem!
Bem, o Spotify usa Python em cerca de 80% dos seus serviços de back-end. Principalmente, devido ao tempo de desenvolvimento destes serviços, que deve ser o mais rápido possível para não afetar os usuários da aplicação. Outro uso da tecnologia tem relação com a análise de dados em conjunto com o Hadoop, tanto para tomadas de decisão, quanto para melhorias no produto em si.
Além disso, as opções de Radio, recomendações para você e Discover utilizam scripts Python para analisar todas as suas preferências e então criar as listas de novas opções de músicas. Machine Learning na prática! Uma vez que essa lista é criada exclusivamente de acordo com o seu gosto musical. Em outras palavras, o computador aprendeu sobre você e, com isso, adaptou o conteúdo para o seu gosto!
Mais detalhes sobre esse case, aqui.
Quem usa Python?
Mais cases como o do Spotify? Podemos citar ainda diversas outras gigantes do mercado que foram conquistadas por essa linguagem, como Google, NASA, Youtube, Disney, Embratel, IBM, globo.com. O mercado de Python vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e tende a ganhar cada vez mais espaço.
Foco no Programador
Python foi projetada e desenvolvida com foco no programador, visando dar mais liberdade e segurança aos seus usuários. Por isso, conta com uma ampla variedade de tipos básicos, como números (ponto flutuante, complexos e inteiros longos de comprimento ilimitado), strings (ASCII e Unicode), listas, tuplas, sequências, conjuntos e dicionários.
Código Aberto e a Comunidade Python
Quando falamos de Python, estamos lidando com uma linguagem livre, de código aberto que permite que programadores do mundo todo compartilhem problemas, soluções e binários da linguagem, sem ter que anexar as fontes.
Além disso, a linguagem ainda conta com uma documentação extremamente rica e completa. Para encontrar a documentação, é só acessar o site oficial da linguagem. Como se não bastasse tudo isso, a linguagem ainda possui uma incrível comunidade brasileira, a Python Brasil.
Resumindo, com Python, você não fica na mão!
Como começar?
Em tese, é só instalar no seu computador e começar a se aventurar! Mas é mais fácil ainda falar com alguém que realmente entende do assunto, não é? Assim, você consegue otimizar o seu tempo, ser mais produtivo, aprende as boas práticas da programação e evita vícios inadequados de programação.
Então, obviamente, na nossa opinião, o ideal é começar com um curso de Python para iniciantes. Com um treinamento de ponta, você já está com meio caminho andado e estará dando os seus primeiros passos rumo a se tornar um desenvolvedor Python, cientista de dados, desenvolvedor mobile…
Nem sei mais, são tantos possíveis caminhos que o profissional especialista em Python pode tomar. Mas isso é uma decisão lá pra frente. O importante agora é começar!
Se você ainda estiver com dúvidas, acesse a página do curso e assista as aulas grátis do treinamento. Nessas primeiras aulas, você já aprende a instalar a linguagem e a IDE no seu computador. Com isso, estará quase pronto para iniciar o seu primeiro programa em Python!
Como obter o Python?
Bom, já falamos que Python é uma linguagem de programação independente de plataforma (multiplataforma). Isso quer dizer que você pode desenvolver sua solução em um laptop com Mac OS e executá-la em um servidor Windows ou Linux (ou vice-versa).
Caso você não queira utilizar a implementação Python disponibilizada pela sua distribuição Linux, Windows ou Mac OS, basta adquirir a versão de sua escolha clicando aqui. Escolha entre uma das versões disponíveis: 2 ou 3.
Executando Python
Com os devidos conhecimentos de programação e da linguagem em dia e, tendo instalado Python, você pode começar a executar suas soluções de duas formas:
- Usando o console Python (ou modo interativo). Nele você pode executar diversos comandos de forma rápida e prática. Como um simples “1 + 2”, por exemplo, ou até mesmo definir funções complexas para executar processos específicos. O uso do console muitas vezes pode ser visto como um playground, onde você pode executar testes para a segunda forma de execução.
- Através de arquivos de código-fonte executáveis, chamados de scripts.
Já que Python é uma linguagem interpretada e não compilada, os scripts são executados de forma sequencial, do início ao fim. Mas não se engane, estamos falando de uma tecnologia robusta e, mesmo sendo interpretada, possui:
- Suporte à programação orientada a objetos, com classes e heranças múltiplas
- Permite a criação de módulos e pacotes
- Suporte à captura e elevação de exceções para tratamento de erros mais limpo
- Gerenciamento de memória automático
Ao desenvolver, você não precisa se preocupar com a tipagem das variáveis que está definindo. Python possui tipos de dados robustos e automáticos, gerando exceções em caso de tipos incompatíveis. Ou seja, por mais que você tenha duas variáveis com valores idênticos, a linguagem as identificará como diferentes.
Não falei? É uma linguagem focada no desenvolvedor! Trata-se de uma das melhores linguagens para quem está entrando na área de desenvolvimento e é extremamente útil para quem já está no mercado.
Pra esse artigo não ficar muito longo, vou parar por aqui. Acredito que o que foi dito até aqui já seja mais que suficiente para provar que Python é realmente uma linguagem espetacular!
Espero que você tenha gostado do artigo. Qualquer sugestão, crítica e, claro, elogios vamos adorar ouvir de você! Deixe seu comentário abaixo e comece a aprender Python ainda hoje! Abraços e até a próxima!