Por que aprender Linux deveria ser a sua prioridade!

Com certeza você conhece ou pelo menos já ouviu falar em Linux. O núcleo (Kernel) de sistemas operacionais mais usado por desenvolvedores e profissionais de TI.

Os sistemas operacionais Linux conquistaram o coração de desenvolvedores pelo mundo inteiro, desde o início de seu projeto em 1991. Simples e confiável, o Linux foi baseado em outro sistema, o Unix, sendo criado como um “passatempo”, pelo Linus Torvalds (foto abaixo).

Linus Torvalds - Criador do Linux | Por que aprender Linux deve ser a sua prioridade!

Nessa época, Linus era despretensioso. Mal sabia ele que, após alguns anos, muitas organizações mundo a fora iriam adotar o seu “passatempo” para suas respectivas infraestruturas de TI.

Resumindo, se você deseja ingressar em uma grande organização, as chances dessa empresa usar Linux de alguma forma (ou como sistema operacional principal) são grandes. Portanto, aprender Linux deve ser tratado como uma prioridade! Independente da sua área de atuação, esse conhecimento é considerado um diferencial por especialistas no mundo todo.

Como se esse motivo já não fosse suficiente, nesse artigo, iremos citar diversos outros fatores que reforçam a importância dessa tecnologia para a sua carreira!

Software livre

Além de ser um pinguim muito legal, o Linux tem muitas outras características positivas. Uma das mais bem vistas e utilizadas no campo da tecnologia é o fato de estarmos lidando com um Software livre (Open Source).

O que é um Software Livre?

Segundo a Free Software Foundation, trata-se de qualquer programa (software) que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com a necessidade de cada usuário.

Isso mesmo! O Linux pode ser modificado e redistribuído sem nenhum problema. Essa característica do SO é muito importante, pois qualquer pessoa pode “criar” o seu próprio sistema de acordo com suas necessidades; esse é o motivo de tantas distribuições Linux existirem.

Esse é uma das principais diferenças que o pinguim tem em relação ao sistema do tio Bill (Windows).

Por que isso é bom?

Digamos que você gerencia os sistemas de uma organização com necessidades especificas. Em outras palavras, uma mudança ou melhoria no SO pode ser necessária. O Windows não pode te proporcionar isso, mas o Linux pode. Claro, existem prós e contras. Contudo, isso é tema para outro artigo focado apenas nesse assunto.

Por que empresas utilizam Linux?

É inegável! A grande maioria das empresas utilizam o Linux de alguma forma. Até a própria Microsoft, a “rival”, utiliza o Linux. Entretanto, quais são os motivos para tamanha adoração pela tecnologia? Abaixo, vamos listar os principais motivos:

Segurança

Uma das principais questões definitivas para a adoção do Linux por empresas é a segurança proporcionada:

Pelo fato de ter o seu código aberto, o sistema é sempre modificado para receber otimizações, tornando muito mais difícil que falhas sejam encontradas e corrigidas pela comunidade desenvolvedora.

Além da grande comunidade dedicada ao Linux, o SO conta com um ambiente diferente do Windows. Este ambiente é “praticamente imune” à maioria dos vírus por aí, visto que apenas o usuário root (equivalente ao administrador do Windows) tem acesso às partes cruciais do sistema. Desta forma, só é possível uma infecção crítica no usuário root, o que é muito improvável.

Alguns até ousam dizer que o Linux é “à prova de vírus”. Claro, sempre cuide com essas afirmações absolutas, mas a verdade é que o sistema é muito seguro.

Segurança Linux | Por que aprender Linux deve ser a sua prioridade!

Hardware

Usando o Linux, o hardware do computador possui mais eficiência e performance. Isto se deve ao fato de o sistema ser mais leve. Algumas distribuições até são otimizadas e focadas para hardwares inferiores.

Estabilidade

A estabilidade do Linux é um de seus pontos fortes. Nativamente, o sistema é mais estável. Enquanto o Windows precisa de reboot para aplicar mudanças, o Linux consegue aplicá-las sem ser necessário o desligamento. O pinguim também consegue lidar muito melhor com processos simultâneos.

Custo

Quanto a custo do sistema operacional. Bem, é incomparável. Todas as distribuições são de graça, algumas cobram pelo suporte. A consequência disso é um custo-benefício maior.

Nesse post, realizamos uma análise completa sobre a utilização de servidores Linux ou Windows, confira!

Importância e Valorização

Importância e Valorização de quem sabe Linux | Por que aprender Linux deve ser a sua prioridade!

Saber Linux deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade no mercado de trabalho. Em muitos casos, em vagas de emprego, o conhecimentos em Linux constam como obrigatórios. Isso pode ocorrer tanto para desenvolvedores, DBAs e, obviamente, administradores de sistemas (Sys Admin).

Os servidores Linux estão cada vez mais em evidência em grandes empresas, mais adiante, você verá a lista de organizações, aplicações e empresas que já adotaram o Linux. O resultado disso é uma valorização global do profissional capaz de trabalhar em cima dessa tecnologia.

Segundo o relatório do The Linux Foundation, cerca de 60% das empresas contratantes buscam um profissional com conhecimento em Linux e 87% das empresas afirmam ser difícil achar um profissional com aprendizado no sistema.

A valorização de profissionais que sabem Linux é notável, tanto no Brasil, como no exterior. Segundo o site de empregos SINE, a média salarial brasileira para um especialista em Linux Júnior, em uma empresa média é de R$ 3.751.32, aumentando para até R$ 9.524.85 em uma empresa de grande porte. E, se você possui certificações reconhecidas, você pode receber até 18% a mais que os seus colegas.

Resumo da história, aprender Linux vai te trazer uma valorização imediata e, com certeza, alavancar a sua carreira na área de TI, independente da área de atuação.

Mercado de Atuação

O mercado de TI está em constante mudança e adaptação. É, com certeza, um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo. Com altos investimentos, as empresas estão a todo momento em busca de novos profissionais da área.

Porém, a principal reclamação das organizações consiste na ausência de mão de obra qualificada para executar o trabalho.

Da mesma forma que o mercado de TI, o Linux cresceu proporcionalmente. E, portanto, a área de atuação e necessidade de profissionais com habilidades nesse sistema cresceu do mesmo jeito.

Como já comentei anteriormente, o conhecimento passou a ser obrigatório para muitos casos. Veja alguns dos diversos motivos para isso:

Manipulação de grande volume de dados

Entre outras características do Linux, o que se destaca bastante nas empresas é e possiblidade de utilizar grandes volumes de dados. Aí você pode se perguntar, por que isso é tão importante?

  1. Por que isso é essencial para servidores Cloud. E, graças a essa capacidade, o Linux é visto com bons olhos por empresas que utilizam a tal da “núvem”, como Google, Amazon, Digital Ocean e entre outros.
  2. Por causa do Big Data que, grosseiramente, resume-se a análise de grandes volumes de dados. Devido ao Big Data, há uma grande necessidade de busca e análise de grandes volumes de dados espalhados na internet. E, para isso, é necessário a utilização de um SO que consiga atender essa necessidade.

Importante: não estou dizendo que não é possível usar o Windows nas situações acima. Contudo, o Linux é o candidato perfeito para as aplicações que lidam com grandes volumes de dados.

Mobile

O mundo mobile é disputado por inúmeras marcas de aparelho, mas o que é evidente é a soberania do Android, certo?

Caso isso não esteja claro para você, basta um “dar um google” para resolver esse problema. Digite na pesquisa do Google: Market share + SO + mobile

Pronto! Agora ficou claro que o Android domina o mercado, não?

E… adivinhe! O Android é basicamente uma distribuição Linux. Não importando suas modificações e diferenças, o kernel do Pinguim está por trás de tudo. E para quem quer entrar nesse mercado mobile, o conhecimento no sistema não só te facilitará realizar diversas tarefas, como também será necessário em muitos momentos como desenvolvedor.

Linux e Mobile | Por que aprender Linux deve ser a sua prioridade!

Banco de dados

Com a exceção do Microsoft SQL Server, a grande maioria dos SGBDs possuem melhor desempenho e performance, quando hospedados em ambientes Linux.

Sendo assim, caso a sua carreira como um DBA siga uma carreira alternativa ao SQL Server, ter sólidos conhecimentos em Linux será praticamente uma obrigação. Para reforçar esse argumento, veja a lista dos SGBDs mais utilizados no mundo.

Desenvolvedores

Saber Linux é muito importante para desenvolvedores. Apesar de muitas vezes não ser o foco do trabalho desse profissional, esse conhecimento facilita e muito a vida do Dev.

E, a grande maioria das linguagens, são beneficiadas quando utilizadas e conjunto com distros Linux, devido aos diversos motivos já citados anteriormente.

A grosso modo, se essa linguagem não é da Microsoft, ela terá uma performance melhor quando utilizada junto com o Linux. Portanto, se você não usa C# ou Visual Basic, você irá acabar optando por um ambiente Linux, por questões de performance.

Veja também esse post que analisa as principais linguagens de programação.

E, por mais que não seja obrigatório um desenvolvedor saber Linux, com certeza quanto mais você souber sobre o ambiente em que você está desenvolvendo, menos problemas você encontrará durante o desenvolvimento e maiores serão as chances de você criar um software de qualidade e, melhor ainda, compatível com o ambiente.

Portanto, podemos dizer que desenvolvedores que sabem Linux possuem um diferencial importante aos olhos das grandes empresas.

Administradores de Sistemas

Se você optar por uma carreira como administrador de sistemas e redes. Aprender Linux é o primeiro passo de todos. O Adm. de Sistemas irá atuar gerenciando servidores e redes que, na grande maioria dos casos, utilizam o SO do Linux.

Administrador de Sistemas | Por que aprender Linux deve ser a sua prioridade!

DevOps

Nesse artigo, temos um tópico que explica em mais detalhes a origem dessa área/cultura/cargo. Contudo, para resumirmos:

O DevOps é o responsável por integrar a área de Dev (desenvolvimento) e Ops (Operações/Infraestrutura), minimizando problemas e ampliando a taxa de sucesso entre deployments de apliações e versões.

Basicamente, esse profissional é diferenciado, pois ele precisa saber muito sobre: infraestrutura de TI (Linux…) e Desenvolvimento.

Consultoria como um Especialista Linux

Você já é especialista em Linux e possui diversas certificações na área? Porque não ajudar grandes organizações prestando consultoria em tecnologias Linux?

Como estamos tratando de um sistema vital para as organizações e com pouca mão de obra qualificada disponível no mercado de trabalho, as organizações acabam recorrendo a especialistas e consultores da área.

Portanto, investem caro nessa mão de obra. Afinal de contas, elas não possuem outra opção, pois precisam do suporte necessário.

Quem usa Linux?

Submarino com Linux | Por que aprender Linux deve ser a sua prioridade!

Como prometi anteriormente, abaixo irei listar algumas empresas, organizações, pessoas e aplicações de peso que adotam o Linux:

Google, Twitter, Facebook, NASA, Amazon, IBM, McDonalds, Submarinos, NASA, Relógios, Dipositivos Móveis, Estações Espaciais, Raspberry Pi, A Bolsa de New York, Trens Bala, Hospedagens Web, Cloud Computing, Mísseis e armas inteligentes, Hackers, The White House, Filmes de Hollywood, CISCO, Carros, Robótica, Arduino e IoT!

Não, eu não estou louco, o Linux está presente nas mais diversas aplicações, até a Microsoft utiliza Linux!

Hora de aprender Linux

No mundo da TI, os profissionais estão sempre em constante aprendizado e qualificação: livros, fóruns, blogs e cursos online praticamente fazem parte da rotina de um bom profissional da área.

E, como você viu acima, em 90% dos casos, Linux também irá fazer parte dessa rotina. Desta forma, sendo um conhecimento que proporciona um diferencial para o profissional da área. Um bônus significativo no CV!

Apesar de parecer difícil, aprender Linux não é algo de outro mundo. Na Becode, temos um treinamento focado na tecnologia aplicada a servidores. Em outras palavras, focado em te ensinar Linux e já te preparar para o mercado de trabalho! Quando você tiver um tempinho sobrando, dê uma olhada no treinamento.

Espero que esse post tenha ajudado você a abrir os olhos quanto a verdadeira importância do Linux. Fique à vontade para comentar, criticar, dar sugestões, enfim, o que for necessário. Abraços e até a próxima!

 

Curso Online de Linux Essentials da Becode

O que você achou desse post?

3 points
Upvote Downvote
Nemora Dornelles

Escrito por Nemora Dornelles

Colecionadora de certificações Microsoft, Linux e ComptIA. Formada em Desenvolvimento de Sistemas para Web. Fã declarada do falecido MIRC e do atual BitCoin! É instrutora de desenvolvimento e infraestrutura de TI há mais de 10 anos, onde já contribuiu para a formação de milhares de profissionais da área!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

Comentários

Hora de procurar emprego: veja 5 dicas para ter sucesso com vagas de TI!

Hora de procurar emprego: veja 5 dicas para ter sucesso com vagas de TI!

Mas afinal... o que é Big Data? Descubra e saiba por onde começar! | Becode

Mas afinal… o que é Big Data? Descubra e saiba por onde começar!