Inglês para profissionais de TI – 5 motivos do porquê é importante!

Há tempos que saber falar, escrever e ler na língua inglesa é reconhecido como um dos conhecimentos essenciais para a carreira de qualquer profissional. Entretanto, no setor de TI, esse conhecimento é ainda mais indispensável. Afinal de contas, a tecnologia que usamos é totalmente globalizada. Portanto, se faz necessário a adoção de um idioma universal, no caso, o inglês.

Em outras palavras, para repassar o conhecimento (a tecnologia), é necessário que os profissionais de diferentes países consigam se comunicar usando uma linguagem comum. E, infelizmente, esse idioma comum não é o Português. É o inglês!

Apesar dos fatos citados, muitos profissionais ainda se questionam sobre a real validade de saber inglês para obter sucesso no setor de tecnologia. Pensando nisso, nesse post, irei apresentar os 5 principais motivos do porquê saber inglês é tão importante.

1) Manuais e documentação oficial

Uma das maiores vantagens que um profissional da área de tecnologia terá ao aprender inglês é a habilidade de estudar os softwares e tecnologias mais atuais. Como se sabe, os maiores softwares e aplicações lançam a sua documentação oficial em inglês.

Logo, quem possuir conhecimentos prévios da língua, conseguirá manter-se sempre um passo à frente daqueles que precisam esperar pelas traduções ou aprendem suas funcionalidades de forma empírica, a base de tentativa e erro. O que acaba custando caro, à medida que você cresce na carreira.

2) Divulgando seus próprios projetos

Quem trabalha na área de TI e costuma desenvolver projetos pessoais, pode fazer uso do inglês como uma alavanca de divulgação de suas ideias e projetos. Uma vez que a disponibilização de uma versão em inglês de um determinado software, projeto ou até CV, pode alcançar investidores do mundo todo e não apenas do cenário nacional, brasileiro. Assim, se você ainda não domina o idioma, invista em aulas de inglês online.

3) Palestras e congressos internacionais

Palestra Apple | Inglês para profissionais de TI - 5 motivos do porquê é importante!

Todas as vertentes da área de tecnologia investem em uma série de congressos e workshops (presenciais ou online) para a disseminação de novas ideias. Com a Tecnologia da Informação (TI) não é diferente. São diversas palestras e workshops sediados em países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. E, adivinhe, os palestrantes falam em inglês!

Por essa razão, se você deseja acompanhar as novidades e participar dos grandes eventos com os melhores keynotes, investir um pouco do seu tempo no aprendizado da língua inglesa é fundamental.

4) Trabalhando em empresas internacionais

Com a globalização, profissionais dos mais variados setores descobriram uma outra possibilidade de crescer profissionalmente: investir em uma carreira internacional. Seja de sua própria casa, através da internet, ou mesmo imigrando para outro país. O graduado em TI tem um leque variado de opções e campos de atuação.

É comum encontrar em sites de emprego, de países nos quatro cantos do globo, vagas disponíveis para profissionais capacitados e que dominem o inglês. Para imigrar para algum desses países, o diploma em TI não é a única exigência. Junto a isso, o candidato precisa:

  • Criar um CV em inglês;
  • Ser capaz de ser entrevistado no idioma.

O fato é que até mesmo para o profissional freelancer, aprender inglês é muito vantajoso, pois aumentará o seu campo de atuação. Desta forma, podendo oferecer consultoria ou serviços para empresas estrangeiras, muitas vezes, ganhando mais (em dólares).

5) Networking mundo afora

GUs, Eventos e Meetups | Top 14 dicas para começar a trabalhar com TI e se destacar no mercado!

Em muitos casos, ter contatos é a chave para o sucesso. Com certeza você já conhece as facilidades da internet no ramo da comunicação. Atualmente, é possível falar com qualquer pessoa, aonde ela estiver. Todavia, essa atividade se torna ainda mais eficiente e proveitosa para ampliar a sua rede de contatos profissionais. Principalmente, a partir do momento que você começa a visitar plataformas internacionais da área, como a Stackoverflow e o Github.

Nesse ponto, o inglês é imprescindível para se comunicar e receber, em primeira mão, dicas e informações valiosas para sua carreira.

E agora?

Espero que você tenha gostado do post e mais importante. Não pense que aprender Inglês é um objetivo muito difícil de se alcançar. Pense nisso como algo natural e que em algum momento você terá que encarar. E o melhor, você não precisa investir muito dinheiro com isso. Você pode começar aos poucos. Veja séries, filmes, jogos em inglês e faça aulas particulares. A Preply, por exemplo, é uma ótima ferramenta para encontrar professores de inglês com valores extremamente acessíveis!

 

[Ebook] Guia do HTML e CSS

Becode

Escrito por Becode

Nascemos para ser a sua fonte descomplicada de informações e aprendizado em programação e desenvolvimento. Por isso, aqui você encontra diversos materiais gratuitos, ebooks, posts, quizes, além de recomendações para os melhores cursos online da web. Esperamos que você goste!

2 Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distribuições Linux: características e objetivos!

Distribuições Linux: características, diferenças e objetivos!

[Ebook] Performance e Otimização de Banco de Dados MySQL

[Ebook] Performance e Otimização de Banco de Dados MySQL